ads-geral-topo
Geral

Onda de frio extremo pode chegar ao Brasil em 2024? Entenda

Isso porque, este fenômeno ocorre por influência do vórtice polar, uma área de baixa pressão atmosférica repleta de ar gelado localizada no Ártico

Por Redação

2 mins de leitura

em 04 de mar de 2024, às 17h31

Foto: Pixabay

Será que a onda de frio vai atingir o inverno brasileiro com extremos climáticos, assim como ocorreu no verão?

Segundo o meteorologista da Climatempo, Vinicius Lucyrio, s brasileiros não precisam se preocupar. Ele explicou ainda que, nesse ano, o Brasil tende a ter um número maior de ondas de frio comparados com 2023.

Leia também: Calor, chuva e previsão de ciclone: como El Niño afeta o tempo em março

“Isso porque vamos entrar no fenômeno La Niña. Uma condição favorável de mais chegadas de massa de ar frio para a região Centro-Sul do Brasil, com período maiores de queda de temperatura. E essas quedas de temperatura se originam na região Antártica”, explica.

No entanto, esse período de Outono/Inverno, a previsão é que as temperaturas se mantenham acima da média na maior parte do país. Com as quedas de temperaturas mais pontuais.

O que é uma onda de frio?

A onda de frio é caracterizada por uma sequência de, no mínimo, cinco dias em que se observa queda expressiva de temperatura, em comparação com a média para determinada época do ano, em uma área ampla. Ela pode ocasionar precipitação de neve e geada em algumas regiões.

Apesar de 2023 ter quebrado recordes históricos de altas temperaturas em todo planeta e especialistas alertarem para um aquecimento ainda mais intensificado nos próximos anos, extremos climáticos ainda podem provocar ondas de frio, como ocorre neste momento.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape