Capixaba recebe a maior pena por injúria racial no Brasil
A condenação é resultado de uma denúncia feita em maio de 2021, após anos de batalha judicial enfrentada pelo ator Bruno Gagliasso e sua esposa, Giovanna Ewbank
Em uma decisão histórica, a Justiça Federal do Rio de Janeiro condenou Day McCarthy, capixaba natural de Cariacica, conhecida por declarações racistas, a 8 anos e 9 meses de prisão em regime fechado.
A sentença, proferida em 21 de agosto de 2024, marca a primeira vez que alguém é condenado a prisão por injúria racial e racismo no Brasil, ressaltando a gravidade do crime e a importância da luta contra o racismo.
Leia também: Alegre: escola recebe Museu Itinerante da Escravidão
A condenação é resultado de uma denúncia feita em maio de 2021, após anos de batalha judicial enfrentada pelo ator Bruno Gagliasso e sua esposa, Giovanna Ewbank. O casal decidiu levar o caso à justiça depois que sua filha, Chissomo, conhecida como Títi, foi alvo de ataques racistas pela primeira vez em 2017, quando tinha apenas quatro anos.
Nas redes sociais, Bruno Gagliasso celebrou a vitória contra o racismo, reconhecendo a visibilidade que seu status de celebridade branca trouxe ao caso.
“Hoje a gente vem celebrar uma vitória contra o racismo. E sabemos que, infelizmente, esta vitória acontece por termos visibilidade e brancos e, portanto, mais ouvidos que a população negra que, desde que foi sequestrada para este país, não para de gritar e sangrar. Nunca é tarde, mas ainda é tarde”, declarou o ator.
Ele também destacou a importância da condenação para a comunidade negra e para a sociedade brasileira como um todo.
“Apesar de tardio, é histórico. O direito criminal diz que pouco pode ser feito pela reversão da pena, no máximo sua redução. E assim esperamos e seguiremos confiantes na justiça, pois há anos estamos lutando por entendermos que esta vitória não é nossa, mas da nossa filha, coletiva e de toda uma comunidade.”
Gagliasso expressou sua gratidão à advogada Juliana Souza Oris e sua equipe, que os apoiaram ao longo do processo, e elogiou a atuação da Procuradoria da República do Rio de Janeiro.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.