Capixaba recebe a maior pena por injúria racial no Brasil
A condenação é resultado de uma denúncia feita em maio de 2021, após anos de batalha judicial enfrentada pelo ator Bruno Gagliasso e sua esposa, Giovanna Ewbank

Em uma decisão histórica, a Justiça Federal do Rio de Janeiro condenou Day McCarthy, capixaba natural de Cariacica, conhecida por declarações racistas, a 8 anos e 9 meses de prisão em regime fechado.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiA sentença, proferida em 21 de agosto de 2024, marca a primeira vez que alguém é condenado a prisão por injúria racial e racismo no Brasil, ressaltando a gravidade do crime e a importância da luta contra o racismo.
Leia também: Alegre: escola recebe Museu Itinerante da Escravidão
A condenação é resultado de uma denúncia feita em maio de 2021, após anos de batalha judicial enfrentada pelo ator Bruno Gagliasso e sua esposa, Giovanna Ewbank. O casal decidiu levar o caso à justiça depois que sua filha, Chissomo, conhecida como Títi, foi alvo de ataques racistas pela primeira vez em 2017, quando tinha apenas quatro anos.
Nas redes sociais, Bruno Gagliasso celebrou a vitória contra o racismo, reconhecendo a visibilidade que seu status de celebridade branca trouxe ao caso.
“Hoje a gente vem celebrar uma vitória contra o racismo. E sabemos que, infelizmente, esta vitória acontece por termos visibilidade e brancos e, portanto, mais ouvidos que a população negra que, desde que foi sequestrada para este país, não para de gritar e sangrar. Nunca é tarde, mas ainda é tarde”, declarou o ator.
Ele também destacou a importância da condenação para a comunidade negra e para a sociedade brasileira como um todo.
“Apesar de tardio, é histórico. O direito criminal diz que pouco pode ser feito pela reversão da pena, no máximo sua redução. E assim esperamos e seguiremos confiantes na justiça, pois há anos estamos lutando por entendermos que esta vitória não é nossa, mas da nossa filha, coletiva e de toda uma comunidade.”
Gagliasso expressou sua gratidão à advogada Juliana Souza Oris e sua equipe, que os apoiaram ao longo do processo, e elogiou a atuação da Procuradoria da República do Rio de Janeiro.
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726