Presidente vai decidir quando encaminhar reforma da renda, diz Haddad
O fim da regulamentação do consumo, ressaltou Haddad, está mais nas mãos das duas casas legislativas do que do Executivo.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta segunda-feira (16) que já apresentou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva “cenários” da reforma do imposto de renda. Caberá ao chefe do Executivo, emendou Haddad, decidir o melhor momento de encaminhar a proposta ao Legislativo.
“Do ponto de vista técnico, os cenários estão elaborados. Do ponto de vista político, é uma questão que envolve outros ministérios, além do Ministério da Fazenda. Estamos discutindo internamente”, declarou Haddad em cerimônia de premiação do jornal Valor Econômico a empresas que se destacaram pelo desempenho financeiro e por práticas de sustentabilidade.
Leia mais: Proposta visa mais empregos para jovens no Espírito Santo
O ministro afirmou que gostaria de chegar ao fim do ano comemorando a regulamentação da reforma da tributação do consumo, que cria o imposto sobre valor agregado (IVA). Com isso, haveria mais tempo para discutir a reforma da renda, ainda não encaminhada ao Congresso.
O fim da regulamentação do consumo, ressaltou Haddad, está mais nas mãos das duas casas legislativas do que do Executivo. “Seria uma pena não aprovar este ano”, comentou o ministro. Fernando Haddad também relembrou do esforço feito pelo ministério para a aprovação da emenda constitucional, elaborando dois projetos de lei complementares na regulamentação. Além disso, também citou os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), como colaboradores da emenda.
Estadao Conteudo
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui