Geral

13º do INSS para aposentados: veja quando será o pagamento

O INSS destinará o pagamento do 13º salário no segundo semestre aos novos aposentados e pensionistas, ou seja, aqueles que se aposentaram entre junho e outubro de 2024.

Foto: Ascom | INSS

A partir de 25 de novembro, os aposentados e pensionistas do INSS que conquistaram o benefício a partir de junho de 2024 começarão, portanto, a receber o pagamento do 13º salário em parcela única. Assim, essa medida é válida exclusivamente para os segurados que se aposentaram ou passaram a receber pensão a partir deste período.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Quem já recebia o 13º salário?

O INSS pagou antecipadamente o 13º salário entre abril e maio deste ano para quem já era beneficiário antes de junho de 2024. Desde 2020, o governo antecipa o 13º salário para aposentados e pensionistas, uma prática implementada inicialmente como resposta à crise econômica causada pela pandemia de covid-19.

Quem vai receber o 13º salário no segundo semestre?

O INSS destinará o pagamento do 13º salário no segundo semestre aos novos aposentados e pensionistas, ou seja, aqueles que se aposentaram entre junho e outubro de 2024. Primeiro, o instituto depositará o valor para quem recebe até um salário mínimo, atualmente fixado em R$ 1.412. Em seguida, a partir de 2 de dezembro, pagará os beneficiários que têm direito a valores superiores ao salário mínimo.

Detalhes do pagamento do 13º salário do INSS

O INSS fará o pagamento do 13º salário em parcela única, seguindo o cronograma de depósitos para aposentados e pensionistas. Para os beneficiários que recebem até um salário mínimo, o instituto iniciará os depósitos de forma escalonada em 25 de novembro. Já para aqueles que recebem valores superiores, o pagamento começará a partir de 2 de dezembro.

Esta medida tem como objetivo garantir um suporte financeiro extra no final do ano, beneficiando aqueles que mais precisam e contribuindo para o fortalecimento da economia durante o período de festas. A antecipação e a unificação do pagamento do 13º salário continuam sendo uma ação importante do governo federal para apoiar os segurados do INSS.

Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade 2 de Julho e MBA em Comunicação Corporativa pela Unifacs, já trabalhou como produtor de jornalismo all news na Band News FM Salvador. Exerceu a função de assessor de imprensa e comunicação na Prefeitura de Madre de Deus, Grupo Varjão e Câmara Municipal de Salvador.

Assuntos:

INSS