ads-geral-topo
Eleições 2024

Bispo se reúne com prefeitos e vereadores eleitos nos municípios do sul do ES

Cerca de 200 representantes dos 27 municípios que cobrem a “Igreja Particular de Cachoeiro”, participaram do evento que aconteceu na manhã desta quarta-feira (13), no Salão Paroquial da Paróquia Nosso Senhor dos Passos (Matriz Velha), em Cachoeiro.

Por Diorgenes Ribeiro

6 mins de leitura

em 13 de nov de 2024, às 14h28

Foto: Enrique Moté
Foto: Enrique Moté

A Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, na busca por construir uma sociedade mais justa e fraterna, promoveu um encontro com os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos de toda a região Sul do Espírito Santo.

Cerca de 200 representantes dos 27 municípios que cobrem a “Igreja Particular de Cachoeiro”, participaram do evento que aconteceu na manhã desta quarta-feira (13), no Salão Paroquial da Paróquia Nosso Senhor dos Passos (Matriz Velha), em Cachoeiro, e contou com a presença de representantes municipais que foram eleitos ou reeleitos para assumirem a responsabilidade e comprometimento com a justiça e o bem comum, especialmente com as necessidades dos mais pobres e excluídos do bem-estar social.

Leia Também: “Um momento de união e diálogo”, diz Vidigal em encontro do PDT

A programação do encontro teve início com um momento de confraternização, onde os participantes puderam compartilhar um café, promovendo a troca de experiências e a construção de laços. Em seguida, foi realizado um momento de oração, leitura do Evangelho e diálogo, onde foram abordados os desafios atuais na busca pelo bem comum.

Dom Luiz Fernando Lisboa, Bispo Diocesano de Cachoeiro, proferiu um discurso sobre “união e humildade como força de liderança”. Sua abordagem enfatizou a importância do compromisso social e da responsabilidade ética dos governantes em relação aos mais necessitados.

“O Santo Padre (Papa Francisco), nos ensina sobre a importância crucial da inclusão. Ele sublinha a necessidade de um diálogo aberto e de uma comunicação efetiva que abranja todos os setores da sociedade. Isto significa incluir não apenas aqueles que compartilham de nossas visões, mas também aqueles que se opõem a elas. A verdadeira liderança, meus queridos, reside na capacidade de unir, de construir pontes, de criar um espaço onde todas as vozes possam ser ouvidas e consideradas”.

Em suas palavras, Dom Luiz Fernando lembrou que “igualmente fundamental é o princípio a humildade como força de liderança. O Papa Francisco acredita firmemente que a humildade capacita os líderes como nenhuma outra qualidade. Ele nos ensina: Se conseguirmos desenvolver uma atitude verdadeiramente humilde, poderemos mudar o mundo. Lembremo-nos sempre: a humildade é a mãe de todas as virtudes. Que cada um de nós, em nossos cargos de liderança, cultivemos essa humildade, reconhecendo que estamos aqui para servir, não para ser servidos”.

Durante o encontro, o bispo apresentou aspectos sobre a relação entre fé e política, abordando a necessidade de que líderes coloquem no centro de seus “projetos e ações governamentais, temas de extrema importância”.

O cuidado com a Criação divina

Segundo ele, é imperativo que os representantes do executivo e legislativos municipais “priorizem propostas que protejam nosso meio ambiente e promovam a sustentabilidade. Que cada projeto de lei, cada iniciativa governamental, seja avaliada não apenas por seus benefícios imediatos, mas por seu impacto a longo prazo em nosso meio ambiente. Implementem ações que protejam nosso meio ambiente e promovam a sustentabilidade. Desde a gestão de resíduos até a preservação de nossas áreas verdes, que cada município se torne um exemplo vivo de harmonia entre desenvolvimento e conservação”, exortou o prelado.

A luta contra o racismo

O bispo destacou que a política deve ser entendida como um serviço à dignidade humana, onde a igualdade se torna fundamental para a práxis social. Ele exortou aos presentes que “insiram em seus programas de governo e projetos de lei iniciativas que promovam a igualdade e a justiça racial.

“Implementem programas que deem voz aos marginalizados e atendam às necessidades reais de nossa gente.”, afirmou Dom Luiz, ressaltando que, para isso, é necessário diálogo inclusivo “como mencionado anteriormente, garantindo que todas as vozes sejam ouvidas e consideradas em seus processos decisórios. Lembremo-nos sempre das palavras do Salmo 23,1: ‘Do Senhor é aterra e tudo o que ela contém, a órbita terrestre e todos os que nela habitam.’ Somos apenas administradores temporários desse maravilhoso presente que Deus nos confiou. Que o Espírito Santo os ilumine em suas decisões e ações, para que possam governar com sabedoria, justiça, amor e, acima de tudo, humildade. Que suas políticas sejam um reflexo do amor de Deus por toda a Sua criação e por todos os Seus filhos, sem distinção”, desejou o bispo.

Este encontro na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim não foi apenas uma oportunidade para discutir questões políticas; foi um convite à ação e à transformação social. A participação dos líderes municipais, juntamente com a orientação espiritual do bispo, apontou caminhos para uma reflexão crítica e a busca por soluções efetivas para os problemas enfrentados pela comunidade.

“Essa reunião, sob a direção de Dom Luiz, é uma aula para todos os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos. Temos que trabalhar unidos em causa da ordem pública, meio ambiente, caridade e obediência ao Evangelho. Esse encontro, nos proporcionou uma mensagem muito importante para quem foi eleito para cuidar do povo, cuidar da natureza e cuidar de gente. Foi um recado para que todos nós (líderes eleitos) tenhamos muita responsabilidade no mandato que recebemos da população”, avaliou Teodorico de Assis Ferraço, prefeito eleito em Cachoeiro de Itapemirim.

Encerramento

Após a expor suas exortações e preocupações, a palavra esteve aberta e as lideranças políticas puderam elencar suas considerações.

Ao final do encontro, Dom Luiz Fernando entregou aos prefeitos e vice-prefeitos eleitos um exemplar da Laudato Si’, uma encíclica do Papa Francisco, publicada em maio de 2015, que trata do cuidado com o meio ambiente e com todas as pessoas. Em seu discurso, consolidou as reflexões do dia e deixou um convite à ação contínua. Também expressou gratidão pela presença de todos e destacou a importância do diálogo na construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

“Contem com minhas orações e apoio nessa nobre missão. Que cada dia de seus mandatos seja uma oportunidade de servir a Deus servindo ao próximo, de cuidar da Criação, de combater as injustiças e de construir uma sociedade mais inclusiva, justa e sustentável. Que Deus os abençoe e guie seus passos neste novo mandato que se inicia. Com humildade e inclusão, vocês têm o poder de transformar nossos municípios e ser verdadeiros instrumentos.”

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape