ads-geral-topo
Nacional

Carrefour: entenda o boicote que pode deixar os supermercados sem carne

O movimento é uma resposta ao boicote anunciado pelo CEO da rede francesa contra carnes oriundas de países do Mercosul.

Por Flavio Cirilo

2 mins de leitura

em 25 de nov de 2024, às 15h58

Foto: Reprodução | Globo News
Foto: Reprodução | Globo News

A rede de supermercados Carrefour enfrenta uma crise em sua cadeia de abastecimento após a decisão de grandes frigoríficos brasileiros, como JBS e Masterboi, de suspenderem o fornecimento de carne. O movimento é uma resposta ao boicote anunciado pelo CEO da rede francesa contra carnes oriundas de países do Mercosul.

Ação da JBS e Masterboi

Na quinta-feira (21), a JBS, maior exportadora de carne bovina do Brasil, interrompeu suas entregas ao Carrefour. A marca Friboi, pertencente à JBS, é responsável por cerca de 80% do volume de carnes comercializadas nas lojas do Carrefour no Brasil. No dia seguinte, a Masterboi, outro grande frigorífico, também paralisou o fornecimento de 250 toneladas de carne.

Impacto no Carrefour Brasil

Apesar das suspensões, o Grupo Carrefour Brasil afirma que, até o momento, não há desabastecimento de carne em suas unidades. Em nota, a empresa destacou o impacto da decisão nos consumidores e reiterou que busca soluções para restabelecer o fornecimento o mais rapidamente possível.

“Infelizmente, a decisão pela suspensão do fornecimento de carne impacta nossos clientes, especialmente aqueles que confiam em nós para abastecer suas casas com produtos de qualidade e responsabilidade”, declarou a rede em nota ao portal da CNN Brasil.

Contexto do Boicote

O CEO global do Carrefour anunciou o boicote às carnes dos países do Mercosul como forma de pressionar por práticas ambientais mais sustentáveis na produção. A medida gerou forte reação entre os produtores brasileiros, que acusam a empresa de prejudicar o setor e os consumidores locais.

Próximos Passos

O Carrefour Brasil afirmou que está em diálogo com os frigoríficos para encontrar uma solução que permita a retomada das entregas sem prejudicar o compromisso com a qualidade e a sustentabilidade. Entretanto, o impasse sinaliza desafios futuros para a rede e para o setor de carnes no país.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

Assuntos:

Supermercados
ads-geral-rodape