Dom Antônio de Orleans e Bragança morre aos 74 anos
O membro da Casa Imperial estava internado desde julho na Casa de Saúde São José, no Humaitá, Zona Sul do Rio.
Dom Antônio de Orleans e Bragança, reconhecido como príncipe imperial e bisneto da Princesa Isabel, faleceu nesta sexta-feira (8), aos 74 anos.
O membro da Casa Imperial estava internado desde julho na Casa de Saúde São José, no Humaitá, Zona Sul do Rio, em tratamento por problemas respiratórios. A instituição confirmou a morte por doença pulmonar obstrutiva (DPOC).
Linha sucessória imperial
A linha sucessória imperial no Brasil remonta ao período da monarquia, com Dom Pedro I proclamando a independência em 1822 e fundando o Império do Brasil. Após sua abdicação, Dom Pedro II assumiu o trono e governou até a proclamação da República em 1889, que encerrou oficialmente a monarquia.
A sucessão continua, simbolicamente, pela Casa Imperial de Orleans e Bragança. Hoje, os descendentes, incluindo bisnetos e trineto da Princesa Isabel, ocupam posições na linha de sucessão, mantendo viva a herança e as tradições da antiga família imperial.
Quem foi Dom Antônio de Orleans e Bragança
Dom Antônio de Orleans e Bragança foi um membro da Casa Imperial do Brasil, descendente direto de Dom Pedro II. Bisneto da Princesa Isabel, ele era considerado “príncipe imperial” e tinha um papel simbólico importante na linha de sucessão ao trono. Dom Antônio dedicou-se à preservação da memória e da história monárquica do Brasil, mantendo viva a herança imperial.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.