ads-geral-topo
Geral

Olimpíada Mirim de Matemática: confira tudo sobre a 2ª fase

Por outro lado, diferente da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), que é para estudantes a partir do 6º ano, a Olimpíada Mirim é especialmente para crianças do ciclo inicial do ensino fundamental

Por Flavio Cirilo

3 mins de leitura

em 13 de nov de 2024, às 11h17

Foto: Reprodução | Prefeitura de Mossoró
Foto: Reprodução | Prefeitura de Mossoró

Nesta terça-feira (12), mais de 4,4 milhões de alunos do ensino fundamental participam da segunda fase da 3ª Olimpíada Mirim de Matemática. A competição, é para estudantes do 2º ao 5º ano de escolas públicas e privadas, tem duração de 1 hora e 30 minutos e é organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio dos Ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Objetivo da Olimpíada Mirim de Matemática

A Olimpíada Mirim de Matemática surgiu com o propósito de aproximar as crianças da matemática de forma lúdica e criativa. Dessa forma, a iniciativa busca, desde cedo, despertar o interesse pela disciplina e identificar jovens talentos nas escolas de todo o país.

Por outro lado, diferente da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), que é para estudantes a partir do 6º ano, a Olimpíada Mirim é especialmente para crianças do ciclo inicial do ensino fundamental, incentivando, assim, a aprendizagem com conteúdos apropriados para a faixa etária.

Estrutura e Aplicação das Provas

Nesta terceira edição, a Olimpíada Mirim é composta por duas fases. A primeira fase, realizada em 27 de agosto de 2024, contou com uma prova classificatória de 15 questões de múltipla escolha. Apenas os alunos classificados passaram para a segunda fase, que ocorre hoje, com mais 15 questões objetivas. O conteúdo das provas é de acordo com o nível escolar dos participantes, em dois grupos: Mirim 1, para alunos do 2º e 3º anos, e Mirim 2, para estudantes do 4º e 5º anos do ensino fundamental.

Ao todo, 30,7 mil escolas em 4.037 municípios de todas as regiões do Brasil participam da competição. A instituição aplicará a prova de forma simultânea e exclusiva na própria escola do aluno, não havendo reaplicação para estudantes ausentes. Os professores corrigirão as provas entre 13 e 22 de novembro, e as escolas têm até 2 de dezembro para cadastrar as notas no site oficial da olimpíada.

Premiação e Reconhecimento

Entretanto, diferente da Obmep, a Olimpíada Mirim de Matemática não oferece premiação em nível nacional. Em vez disso, os alunos competem entre si dentro de suas próprias escolas. Ao final, todos os participantes recebem certificados digitais de participação, e os estudantes com os melhores desempenhos ganham medalhas digitais de ouro, prata e bronze, com base na quantidade de inscritos em cada nível.

A Olimpíada Mirim de Matemática se firma como uma oportunidade para os alunos do ensino fundamental iniciarem sua trajetória acadêmica com incentivo à prática matemática, promovendo um ambiente de aprendizado e descoberta dentro das escolas brasileiras. Com informações da Agência Brasil.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

Assuntos:

Olimpíada
ads-geral-rodape