ads-geral-topo
Nacional

“Puxa-saco e perdedor”: entenda a briga que está “rachando” o PT

Quaquá destacou que a proximidade de Edinho com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva seria prejudicial à autonomia do partido.

Por Flavio Cirilo

2 mins de leitura

em 20 de nov de 2024, às 10h10

Foto: Reprodução | Rede social
Foto: Reprodução | Rede social

O deputado federal Washington Quaquá, vice-presidente nacional do PT, fez duras críticas ao prefeito de Araraquara, Edinho Silva, apontado como favorito para assumir a presidência da legenda em 2025.

De acordo com informações da coluna Paulo Cappelli, no portal Metrópoles, em declarações recentes, Quaquá classificou Edinho como um “puxa-saco”, “perdedor” e “assecla”. Ele alega que o prefeito seria uma escolha equivocada para liderar o partido.

“Puxa-sacos no Planalto”

Quaquá destacou que a proximidade de Edinho com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva seria prejudicial à autonomia do partido. “O presidente Lula, hoje, está cercado por puxa-sacos. Edinho seria mais um assecla no Planalto. E não é disso que Lula precisa”, declarou o dirigente.

Derrota eleitoral em Araraquara

Outro ponto levantado pelo vice-presidente do PT foi o desempenho eleitoral de Edinho Silva. Na última eleição municipal, o prefeito não conseguiu eleger sua sucessora, Heliana Honain (PT). Ela obteve 45,16% dos votos válidos, contra 49,18% do adversário, Dr. Lapena (PL). Essa derrota, somada ao fraco desempenho do partido em São Paulo — onde apenas quatro prefeitos foram eleitos —, enfraqueceu a posição de Edinho e abriu espaço para lideranças de outras regiões, especialmente do Nordeste.

Outros nomes em disputa

Apesar de ser o favorito, Edinho enfrenta concorrência interna. Três nomes estão sendo cogitados para a presidência do partido: José Guimarães (CE), líder do governo na Câmara; Reginaldo Lopes (MG), também deputado federal; e Paulo Okamotto, presidente da Fundação Perseu Abramo.

Com o debate interno ganhando força, o PT precisa, portanto, definir quem será o próximo líder, em meio a divergências e críticas sobre os rumos do partido e sua relação com o Planalto.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

Assuntos:

PolíticaPT
ads-geral-rodape