Nacional

“Puxa-saco e perdedor”: entenda a briga que está "rachando" o PT

Quaquá destacou que a proximidade de Edinho com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva seria prejudicial à autonomia do partido.

Foto: Reprodução | Rede social

O deputado federal Washington Quaquá, vice-presidente nacional do PT, fez duras críticas ao prefeito de Araraquara, Edinho Silva, apontado como favorito para assumir a presidência da legenda em 2025.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

De acordo com informações da coluna Paulo Cappelli, no portal Metrópoles, em declarações recentes, Quaquá classificou Edinho como um “puxa-saco”, “perdedor” e “assecla”. Ele alega que o prefeito seria uma escolha equivocada para liderar o partido.

“Puxa-sacos no Planalto”

Quaquá destacou que a proximidade de Edinho com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva seria prejudicial à autonomia do partido. “O presidente Lula, hoje, está cercado por puxa-sacos. Edinho seria mais um assecla no Planalto. E não é disso que Lula precisa”, declarou o dirigente.

Derrota eleitoral em Araraquara

Outro ponto levantado pelo vice-presidente do PT foi o desempenho eleitoral de Edinho Silva. Na última eleição municipal, o prefeito não conseguiu eleger sua sucessora, Heliana Honain (PT). Ela obteve 45,16% dos votos válidos, contra 49,18% do adversário, Dr. Lapena (PL). Essa derrota, somada ao fraco desempenho do partido em São Paulo — onde apenas quatro prefeitos foram eleitos —, enfraqueceu a posição de Edinho e abriu espaço para lideranças de outras regiões, especialmente do Nordeste.

Outros nomes em disputa

Apesar de ser o favorito, Edinho enfrenta concorrência interna. Três nomes estão sendo cogitados para a presidência do partido: José Guimarães (CE), líder do governo na Câmara; Reginaldo Lopes (MG), também deputado federal; e Paulo Okamotto, presidente da Fundação Perseu Abramo.

Com o debate interno ganhando força, o PT precisa, portanto, definir quem será o próximo líder, em meio a divergências e críticas sobre os rumos do partido e sua relação com o Planalto.

Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade 2 de Julho e MBA em Comunicação Corporativa pela Unifacs, já trabalhou como produtor de jornalismo all news na Band News FM Salvador. Exerceu a função de assessor de imprensa e comunicação na Prefeitura de Madre de Deus, Grupo Varjão e Câmara Municipal de Salvador.

Assuntos:

PolíticaPT