ads-geral-topo
Nacional

Santo Daime: líder é acusado de assédio sexual

A Iceflu, em sua declaração, ressaltou que está comprometida com os valores de verdade e justiça, fundamentais para a organização religiosa que nasceu dos esforços de um povo humilde e nobre.

Por Flavio Cirilo

2 mins de leitura

em 03 de nov de 2024, às 10h08

Foto: Reprodução | Santo Daime.org
Foto: Reprodução | Santo Daime.org

Na última sexta-feira, 1º de novembro, a Igreja Eclética da Fluente Luz Universal (Iceflu), a principal organização do Santo Daime no Brasil, divulgou uma nota pública.

O texto é em resposta a graves acusações de assédio sexual e abuso trabalhista contra um de seus líderes mais reconhecidos, o psicólogo Paulo Roberto Souza Silva.

Ele é conhecido como o Padrinho da igreja Céu do Mar, localizada no Rio de Janeiro. Além disso, o líder tem sido uma figura proeminente na disseminação da doutrina do Santo Daime, tanto no Brasil quanto no exterior.

A nota da Iceflu

A Iceflu, em sua declaração, ressaltou que está comprometida com os valores de verdade e justiça, fundamentais para a organização religiosa que nasceu dos esforços de um povo humilde e nobre. A instituição enfatizou a importância de se posicionar claramente diante de acusações tão sérias. Reafirmou ainda seu compromisso com a proteção e o respeito a todos os membros da comunidade daimista.

O Contexto das acusações

As alegações contra Paulo Roberto surgiram em um contexto onde a sociedade civil está cada vez mais atenta a questões de assédio e violência de gênero. A denúncia gerou repercussão não apenas entre os membros da Iceflu, mas também na comunidade mais ampla que acompanha as práticas do Santo Daime. Os membros da igreja e simpatizantes da doutrina aguardam ansiosamente por esclarecimentos e ações que possam ser tomadas em resposta a essas acusações.

A reação da comunidade

A comunidade daimista, que sempre se pautou por princípios de amor, respeito e espiritualidade, agora se vê diante de um desafio significativo. Nesse contexto, a Iceflu reforçou que está disposta a colaborar com as investigações e a apoiar todas as vítimas que possam ter sofrido abusos. Além disso, a organização afirmou que continuará a promover um ambiente seguro e acolhedor para todos os seus praticantes.

A situação envolvendo o Padrinho Paulo Roberto Souza Silva e as acusações de assédio sexual levanta questões sérias sobre a condução das práticas religiosas. Além disso, sobre a proteção de seus membros. À medida que a Iceflu se posiciona e se compromete com a verdade e a justiça, a comunidade do Santo Daime observa atentamente os desdobramentos dessa situação delicada.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

Assuntos:

Nacional
ads-geral-rodape