“Serei a grande surpresa da política de Ibatiba”, diz vereador eleito
“Primeira disputa e logo saí com a vitória com a graça de Deus e das comunidades periféricas que abraçaram minha candidatura”, diz Wesley.
Wesley Andrade Costa, 44 anos, popularmente conhecido como professor Wesley, é efetivo no magistério estadual onde leciona a disciplina de química, mestre em educação, ensino e formação de professores, também é farmacêutico efetivo da Prefeitura de Lajinha, Minas Gerais.
Militar da reserva, Wesley atuou como “praça” durante 11 anos nas fileiras dos fuzileiros navais da Marinha do Brasil. Ex-professor do Colégio Militar de Minas Gerais, já foi atleta do Vasco da Gama na modalidade atletismo, faixa preta de luta livre e ex-atleta de MMA.
Leia Também: Com ressalva, Prefeitura de Ibatiba tem contas aprovadas pelo TCE-ES
Filho de Ibatiba, descendente dos Negros do Sapê, é neto de dona Rosalina e filho de Irani Andrade e Manuel Costa, grandemente conhecidos na região. Ao perceber que era a hora de ter uma pessoa negra que já viveu e conhece a realidade da periferia assumir uma cadeira de vereador no município de Ibatiba, professor Wesley colocou seu nome à disposição do MDB e disputou sua primeira eleição, de onde saiu vitorioso com 444 votos.
“Primeira disputa e logo saí com a vitória com a graça de Deus e das comunidades periféricas que abraçaram minha candidatura”, diz Wesley.
“Serei a grande surpresa da política de Ibatiba”
Eleito com apoio da juventude e das comunidades da periferia do município, professor Wesley ressalta que será uma grande surpresa para a política de Ibatiba. “Serei a grande surpresa da política de Ibatiba, pois esperam sempre menos de uma pessoa preta da periferia. Sempre atuei com foco e excelência em todos os lugares que atuei e vou honrar o crédito recebido da população de Ibatiba”, disse.
Wesley relata que, por ser negro e da periferia, já sofreu muito preconceito, inclusive na área da educação, onde atua há anos. “São inúmeros os casos. A maior que sofri em Ibatiba foi de um grupo de três professoras que me perseguiram por se acharem elite e não me aceitarem como professor efetivo na escola por ser negro. Você como pessoa negra aprovado em diversos concursos, inteligente, com diversos artigos escritos incomoda alguns tipos de pessoas e agora Mestre na UFES e vereador representante do povo e principalmente do povo pobre, nem consigo imaginar o que virá, mas irei encarar e lutar com garra como sempre fiz”, frisa.
Bandeiras de Wesley
O professor possuí algumas bandeiras as quais deseja levantar na Câmara de Vereadores de Ibatiba. “Precisamos de uma pessoa que advogue na causa das crianças autistas e com outras deficiências; precisamos de um vereador que já foi atleta e pense na diversidade das modalidades de esporte para nossas crianças e adolescente”.
Por ser um esportista, Wesley entende que a diversificação da modalidade do esporte é essencial, por isso, pretende contribuir com a criação de outras modalidades de atividades físicas. “Irei lutar para ser criado o conselho municipal de esporte, para que assim tenhamos o fundo municipal do esporte, que além de possibilitar mais recursos para o esporte, deixará o dinheiro mais rastejável”, ponderou.
Por ser tio de um adolescente autista, o vereador eleito, também deseja legislar com diversos projetos de leis para essa finalidade. Assim como para outras pessoas com PCD.
Ao lado dos servidores públicos
Além disso, como servidor público desde os 18 anos, professor Wesley deseja lutar para que o executivo crie um novo estatuto dos servidores públicos tirando principalmente o princípio da isonomia, para que assim seja regularizado o mais breve possível o vencimento dos servidores de nível 1 e 2 que ainda hoje é de 977,00.
“Para os professores vou lutar para que o município continue pagando o piso nacional do magistério, como esse processo está sendo feito por meio de complemento, farei diversos pedidos e indicações para que o executivo crie uma lei que torne o piso nacional do magistério oficialmente legal no município e dessa forma incorporado a carreira dos servidores do magistério”, ponderou.
Já na saúde, como farmacêutico, Wesley diz que será um fiscalizador incansável, pois conhece os meios e as demandas da população da Terra dos Tropeiros.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui