ads-geral-topo
Esportes

Vinicius Júnior: após admitir erro na Bola de Ouro, jornalista “pede pra sair”

Kanervado foi um dos três eleitores que não reconheceram o atacante brasileiro entre os dez melhores da temporada

Por Estadão

3 mins de leitura

em 09 de nov de 2024, às 11h59

Foto: Reprodução/Redes sociais
Foto: Reprodução/Redes sociais

O jornalista finlandês Juha Kanervado admitiu publicamente que cometeu um erro técnico em sua votação para a Bola de Ouro, não colocando Vinícius Júnior sequer no top 10 de suas escolhas para o melhor jogador do mundo. Kanervado foi um dos três eleitores que não reconheceram o atacante brasileiro entre os dez melhores da temporada, sendo acompanhado por Bruno Porzio, de El Salvador, e Sheefeni Nikodemus, da Namíbia.

Em resposta a um comentário de uma conta de Madrid que destacou sua decisão, Kanervado escreveu no X (antigo Twitter): “Erro técnico meu. Vou renunciar ao júri do Bola de Ouro.” A confissão do jornalista finlandês gerou repercussão, considerando a ótima temporada de Vinícius Júnior no Real Madrid e sua posição de destaque no futebol mundial.

Votação da Bola de Ouro e a Ausência de Vinícius Júnior no Top 10

Noventa e nove jornalistas ao redor do mundo, portanto, votam na Bola de Ouro. Assim, cada um dos 100 primeiros países no ranking da FIFA elege um representante. Conforme o regulamento da premiação da revista France Football, cada eleitor escolhe dez jogadores. Dessa forma, os pontos são distribuídos da seguinte maneira: 15 pontos para o primeiro lugar, 12 pontos para o segundo e, a partir do terceiro até o décimo, 10, 8, 7, 5, 4, 3, 2 e 1 ponto, respectivamente.

Entretanto, Vinícius Júnior, que teve uma temporada brilhante pelo Real Madrid, ficou em segundo lugar no prêmio, recebendo apenas 41 pontos a menos que o vencedor, o meio-campista Rodri, do Manchester City. Apesar de sua posição de destaque, o atacante brasileiro foi, ainda assim, um dos maiores temas de discussão na premiação, especialmente porque nem todos os jurados o incluíram entre os 10 melhores jogadores da temporada.

Protesto do Real Madrid e a Ausência de Vinícius Júnior na Premiação

Em protesto contra os resultados da votação, o Real Madrid decidiu não enviar Vinícius Júnior para a cerimônia da Bola de Ouro. A ausência do atacante brasileiro foi uma clara demonstração do descontentamento do clube com o tratamento dado ao jogador. Para muitos, merecia mais reconhecimento por sua contribuição decisiva na temporada.

A situação gerou debates e levou jornalistas a questionarem os critérios de votação da Bola de Ouro e a prioridade dada a certos jogadores. Vinícius Júnior continua sendo, sem dúvida, uma das principais estrelas do futebol mundial, e alguns jornalistas seguem discutindo sua ausência na lista dos 10 melhores.

Estadão Conteúdo

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

Assuntos:

Esportes
ads-geral-rodape