Internacional

Um dos vulcões mais ativos do mundo volta a entrar em erupção no Havaí

A principal preocupação nas primeiras horas da manhã era que o gás vulcânico e as finas partículas transportadas pelos ventos pudessem alcançar a área residencial.

Por Estadão

2 mins de leitura

em 24 de dez de 2024, às 08h46

Foto reprodução: Internet
Foto reprodução: Internet

Um dos vulcões mais ativos do mundo, o Kilauea, no Havaí, voltou a entrar em erupção nesta segunda-feira, 23, expelindo colunas de lava de até 80 metros de altura. Imagens divulgadas pelas autoridades locais mostraram fissuras na cratera do vulcão, de onde saiam jatos de lava incandescentes.

Leia também: Maior iceberg do mundo se move após décadas: o que acontece agora?

A erupção começou às 2h20 locais (9h20 de Brasília) na altura da parte sudeste da cratera e se estabilizou por volta das 6h30 (13h30 de Brasília), informou o Observatório de Vulcões do Havaí.

Por volta das 4h30, explosões de lava com altura de até 80 metros foram registradas. A região onde ocorreu a erupção é uma área do Parque Nacional de Vulcões do Havaí, que está fechado ao público desde 2007 devido a perigos que incluem instabilidade da parede da cratera, rachaduras no solo e quedas de rochas.

A principal preocupação nas primeiras horas da manhã era que o gás vulcânico e as finas partículas transportadas pelos ventos pudessem alcançar a área residencial.

“À medida que o dióxido de enxofre é liberado continuamente do cume durante a erupção, reagirá na atmosfera, criando a neblina visível conhecida como vog (névoa tóxica vulcânica), a sotavento do Kilauea”, acrescentou o observatório.

Por conter dióxido de enxofre, o “vog” pode piorar os sintomas para pessoas com condições como asma, outros problemas respiratórios ou doenças cardiovasculares.

O Kilauea está em atividade eruptiva contínua desde 1983, com sua explosão vulcânica mais acentuada recente tendo sido registrada em setembro deste ano. Em junho, erupções intensas também aconteceram.

Este é um dos seis vulcões ativos do arquipélago do Havaí, entre os quais também estão o Mauna Loa, o maior vulcão do mundo.

Apesar de ser menor que o Mauna Loa, Kilauea é muito mais ativo e assombra com frequência os turistas que fazem sobrevoos de helicóptero para contemplar estes espetáculos de lava na Ilha Grande do Havaí. (Com agências internacionais).

Estadão Conteudo

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui

Assuntos:

Internacional