Fernanda Torres: saiba qual ligação entre o Oscar de 2025 e Guaçuí
Em homenagem ao grande artista capixaba, o Teatro Fernando Torres foi inaugurado em Guaçuí, nos anos 2000
O Sul do Espírito Santo foi o berço de diversos artistas conhecidos nacionalmente, como o cantor Roberto Carlos, o poeta Rubem Braga, o ator Stênio Garcia, entre tantos outros. Entre estes grandes nomes capixabas está o ator Fernando Torres, que brilhou no teatro brasileiro e também em grandes produções audiovisuais, como a novela Baila Comigo (1981) e Laços de Família (2000), ambas na TV Globo.
Mas, o que tem a ver o Oscar de 2025 com o município de Guaçuí? Vamos te explicar!
Leia também: Praia da Baleia é um ótimo destino para o verão no Espírito Santo
Fernando Monteiro Torres nasceu em Guaçuí – ES, em 14 de novembro de 1927. Sua família era bastante influente na cidade, sendo que seu pai, Manuel Monteiro Torres, foi o primeiro prefeito eleito no município. A casa que Fernando passou a maior parte da infância está erguida até hoje em Guaçuí.
Já quase na adolescência, Fernando mudou-se com a família para Vitória – ES e posteriormente foi viver no Rio de Janeiro – RJ. Na capital carioca, apesar de formado em medicina, Fernando Torres descobriu sua verdadeira paixão: atuar. Assim, nos 50, ele começou sua carreira nos palcos de teatro. Todavia, seu trabalho no meio artístico também seguiu para o cinema e para a televisão brasileira.
Na TV Globo, Fernando Torres estreou em 1965. Respeitado ator dos palcos, fez nove novelas na emissora.
Casamento
Também foi nos palcos de teatro que Fernando Torres conheceu sua esposa e companheira de vida, a grande atriz Fernanda Montenegro. O casamento durou mais de 50 anos e eles fizeram diversos trabalhos juntos. Inclusive, a relação dos dois é frequentemente citada como um exemplo de parceria artística e pessoal.
O casal teve dois filhos que também seguiram na carreira artística: a atriz Fernanda Torres e o cineasta Cláudio Torres.
Teatro Fernando Torres
Em homenagem a este grande artista capixaba, o Teatro Fernando Torres foi inaugurado em Guaçuí, nos anos 2000. No dia da inauguração, Fernando esteve na cidade acompanhado de sua esposa. O ator Carlos Ola, que também estava presente no local, conta que os dois ficaram maravilhados em ver a estrutura do teatro e que a atriz Fernanda Montenegro gritava “bravo, bravo, lindíssimo!”, referindo-se ao espaço.
Além disso, Carlos Ola também disse que conversou com Fernando Torres e revelou um pedido do ator; segundo Carlos, Fernando desejava ver as cadeiras do teatro usadas e desgastadas, porque isso significaria que o local estava sendo frequentado.
Ainda de acordo com Carlos, que também é ator nascido em Guaçuí, o desejo foi cumprido. Ele fala que o Teatro Fernando Torres é uma referência cultural na região e também no Brasil, já que, há 24 anos recebe um Festival Nacional de Teatro que reúne apresentações de grupos de todas as partes do país.
Carlos também lembra que o carinho da família com o local sempre foi muito significativo. Inclusive, há móveis no espaço do teatro que foram doados pela própria Fernanda Montenegro. “Não é por acaso que o teatro de Guaçuí, o teatro físico e o teatro movimento que os grupos daqui têm, tem essa importância. É porque nós temos um exemplo muito forte que é o Fernando Torres.”, afirma Carlos.
Fernando Torres faleceu no dia 4 de setembro de 2008, sendo que sua morte foi amplamente lamentada. Todavia, o capixaba deixou o legado da sua dedicação à arte e da sua contribuição para a formação de uma identidade cultural brasileira no teatro e no audiovisual.
A família e o Oscar
Fernando Torres sempre foi um grande admirador e apoiador de Fernanda Montenegro. Enquanto eram casados, Fernanda foi indicada ao Oscar de melhor atriz por sua participação no filme ‘Central do Brasil’, em 1999. Ela foi a primeira atriz brasileira da história a concorrer ao troféu.
Agora, em 2024, foi a vez da filha do casal. Fernanda Torres concorre ao prêmio de melhor atriz pela sua participação no filme ‘Ainda Estou Aqui’, onde brilhou fazendo a personagem Eunice Paiva. Seguindo a mãe, ela é a segunda atriz brasileira a concorrer ao Oscar.
Em entrevistas, Fernanda Torres cita o amor pelo pai e sua influência para que ela iniciasse na carreira de atriz.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui