Geral

Eneva e Samarco fecham contrato para fornecimento de gás natural no Es

Gás natural no ES
Foto: Divulgação/Petrobras

A Eneva e a mineradora Samarco anunciaram nesta quinta-feira, 20, o fechamento de um contrato para o fornecimento de gás natural ao Complexo de Ubu, no Espírito Santo, com duração de três anos. Com o acordo, a Samarco passa a ter 75% de seu consumo de gás suprido via mercado livre, ante os 10% registrados anteriormente, informaram as empresas.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

O início de suprimento teve início em 1º de janeiro de 2025. O volume contratado não foi informado.

As empresas afirmaram apenas que o fornecimento de gás será escalonado, sendo 40% do volume a ser a ser consumido pela Samarco em 2025, 25% em 2026 e 15% em 2027.

Atualmente, a mineradora opera com 60% de sua capacidade produtiva instalada e conta com um plano para atingir 100% de sua capacidade até 2028. Para este ano, a empresa prevê a produção de 15 milhões de toneladas de pelotas e finos de minério de ferro.

A operação de gás natural “on grid” da Eneva é viabilizada pelas principais malhas de transporte de gás do país, geridas pelas transportadoras NTS, TBG e TAG, conectando de forma eficiente e segura as regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil.

A Eneva destacou que, com o contrato, amplia sua carteira de clientes e se torna “a principal fornecedora de gás na malha para mineradoras”.

No ano passado, a empresa fechou um contrato com a Vale para o fornecimento de gás natural à unidade Tubarão, em Vitória (ES), até dezembro de 2025.

Estadao Conteudo

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726

O Estadão Conteúdo é referência na distribuição de notícias em tempo real no Brasil, com foco nos setores financeiro, econômico, político e corporativo.