Esportes

Marcelo, ex-Real Madrid e Fluminense, anuncia aposentadoria

Em sua passagem pelo Fluminense, o jogador participou das conquistas da Recopa Sul-Americana, Copa Libertadores e Campeonato Carioca

Marcelo Fluminense
Foto: Marcelo Gonçalves / Fluminense

O lateral-esquerdo Marcelo, com passagens vitoriosas por Real Madrid, Fluminense e pela Seleção Brasileira, anunciou a sua aposentadoria nesta quinta-feira (6), aos 36 anos. A informação foi divulgada por meio de um vídeo publicado na conta oficial do jogador no Instagram.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

“Minha história como jogador termina aqui, mas ainda tenho muito a dar ao futebol”, diz Marcelo, na publicação. Ele estava sem clube desde a rescisão de contrato com o tricolor carioca, ocorrida em dezembro do ano passado. A gota d’água para sua saída do Fluminense se deu após um desentendimento com o treinador, na beira do gramado, antes de entrar em campo contra o Fluminense.

Na ocasião, o jogador reclamou que Mano Menezes estaria querendo fazer média com a torcida, ao encostar em seu braço. “O fato do Marcelo não foi um caso isolado. Nenhuma direção toma nenhuma decisão (na beira do campo) por causa de um único caso. Aquilo foi a gota d’água”, explicou o treinador em entrevista à rádio Grenal, sem entrar em detalhes a respeito dos episódios.

Nessa passagem pelo Fluminense, ele participou das conquistas da Recopa Sul-Americana e da Copa Libertadores, títulos inéditos para o clube, além do Campeonato Carioca, em 2023. Ele marcou um dos gols na decisão com o Flamengo, em goleada por 4 a 1. “Ganhar uma Libertadores com o Fluminense não paga o que vivi lá atrás, quando tinha 15 anos. É uma dívida meio que eterna, e eu gosto disso. É gratidão”, afirmou o lateral, em entrevista ao podcast Papo de Guerreiro.

Marcelo foi revelado pelo Fluminense em 2005 e se transferiu para o Real Madrid na temporada seguinte, onde permaneceu por 15 anos. Na Espanha, se consolidou como um dos melhores jogadores na posição de lateral-esquerdo do mundo. Foram mais de 500 jogos pelo clube merengue e dezenas de títulos.

Entre eles, em cinco oportunidades conquistou a Liga dos Campeões. Na última, em 2021/2022, levantou o troféu como capitão, se tornando o primeiro brasileiro a realizar o feito, desde que a competição passou a ser disputada na década de 1950.

Em seu período na Espanha, formou parceria de sucesso com Cristiano Ronaldo, que se transformou em amizade fora dos gramados, e chegou a se tornar o jogador com mais títulos na história do clube. Conquistou seis vezes o Campeonato Espanhol e em outras quatro oportunidades o Mundial de Clubes.

O desempenho na Espanha o alçou à posição de titular na Seleção Brasileira por oito temporadas. Disputou as Copas do Mundo de 2014 e 2018, e as Olimpíadas de Pequim-2008 e Londres-2012 – medalha de bronze e prata, respectivamente. Também conquistou a Copa das Confederações de 2013, disputada no Brasil.

Estadão Conteúdo

O Estadão Conteúdo é referência na distribuição de notícias em tempo real no Brasil, com foco nos setores financeiro, econômico, político e corporativo.