Espírito Santo passa pelo segundo “boom” do Minha Casa, Minha Vida
Previsão de lançamentos imobiliários para 2025 na Grande Vitória aponta crescimento do Minha Casa Minha Vida

Dos empreendimentos residenciais previstos para lançamento em 2025 nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Viana, na Grande Vitória, 48% serão voltados para o segmento do Minha Casa, Minha Vida, programa do Governo Federal que subsidia a aquisição da casa ou apartamento próprio para famílias de baixa renda.
No segundo semestre do ano passado, o segmento respondeu por 34% das unidades, ou seja, dos 5.727 imóveis colocados no mercado, 1.948 foram voltados para o público do Minha Casa, Minha Vida. Nas previsões para 2025, 3.306 unidades de um total de 6.951 serão do programa habitacional.
A Serra é o município que mais vai absorver esses empreendimentos, especialmente pela disponibilidade de terrenos na região. Essa é a segunda grande alta nas ofertas de imóveis para a faixa de renda, depois do boom de 2018.
“Os lançamentos de imóveis de médio e alto padrão aumentaram, mas o Minha Casa, Minha Vida cresceu mais”, explicou o vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo (Sinduscon-ES), Leandro Rangel Lorenzon, durante a apresentação do 44° Censo Imobiliário, no início da tarde desta quinta-feira (20).
Entre as explicações para o aquecimento do mercado está o momento econômico do país. A alta da Selic, que hoje está em 14,25%, encarece todos os financiamentos, mas tem um impacto menor nos voltados ao programa, que tem juros subsidiados.
“A inflação e a taxa de juros são determinantes para o mercado. Houve um novo aumento e a Selic deve manter-se alta. Quem financia, portanto, paga mais. A inflação, que estava controlada, está subindo novamente e reduzindo a capacidade de compra de imóveis. Há também o aumento no custo da construção, que deixa o mercado cauteloso. No caso do Minha Casa, Minha Vida, no entanto, é diferente. Embora existam juros, parte do valor é subsidiado pelo FGTS e pelo Tesouro Nacional. E há uma sinalização de apoio ao programa, que é uma bandeira do Governo Federal”, explicou.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui