Cultura

Cachoeiro recebe mostra sobre Boi Tsunami e cultura popular

A exposição traz uma seleção de imagens, objetos e histórias que ilustram a influência da cultura popular, através do Boi Tsunami, do bairro Boa Vista, em Cachoeiro

Kimberlly Soares Kimberlly Soares

boi tsunami
Foto: Divulgação/PMCI

O Arquivo Público Municipal de Cultura vai apresentar a exposição “Boi Tsunami – A Importância da Cultura Popular na Rápida Transformação das Comunidades em Tempos Modernos”. Ela explora como a cultura popular pode ser um agente de mudança e transformação em comunidades, destacando a importância da preservação e valorização dessas expressões culturais.

A exposição será aberta na segunda-feira (12), às 18h30. Ela faz parte do projeto do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) com a 23ª Semana Nacional de Museus e o tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”. A mostra produzida pelo Arquivo Público Municipal de Cultura traz uma seleção de imagens, objetos e histórias que ilustram a influência da cultura popular, através do Boi Tsunami, do bairro Boa Vista, em Cachoeiro de Itapemirim, na formação de identidades e na construção de comunidades.

Através de uma narrativa visual e interativa, os visitantes poderão mergulhar na rica diversidade cultural de nossa região e entender como a cultura popular pode ser um motor de transformação social.

O objetivo da exposição é destacar a importância da cultura popular como um elemento fundamental na construção da identidade de nossas comunidades no mundo moderno. Ao explorar a relação entre cultura popular e transformação social nos dias de hoje, buscamos inspirar reflexões sobre o papel que a cultura desempenha na formação de nossas sociedades.

Como parte do projeto da exposição, após a abertura oficial, haverá uma aula técnica sobre patrimônio cultural, patrimônio material e turismo, com os alunos do Curso Técnico de Turismo do Senac, com o professor Raphael Salvarez.

A exposição “Boi Tsunami” é destinada a todos os interessados na cultura popular e na sua influência na sociedade. É uma oportunidade para que estudantes, pesquisadores e o público em geral possam explorar e aprender sobre a riqueza cultural de nossa região e como ela pode alterar a nosso futuro.

Informação:

  • Local: Arquivo Público Municipal de Cultura Sala Evandro Moreira – Sala Imprensa Cachoeirense Higner Mansur no Centro Cultural Palácio Bernardino Monteiro – Praça Jerônimo Monteiro
  • Data: de 12 de maio a 06 de junho
  • Horário: das 9h às 17h
  • Produção: Arquivo Público Municipal de Cultura Sala Evandro Moreira
  • Realização: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Cachoeiro de Itapemirim (Semcult)
  • Curadoria: Coordenador do Arquivo Público Municipal de Cultura, Lucimar Costa
  • Apoio: Emerson Costa – Boi Tsunami

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui

Kimberlly Soares
Kimberlly Soares

Estudante de jornalismo pela Unidade Estácio, atua na parte de segurança do portal AQUINOTICIAS.COM. Apaixonada pela área, trabalhou pela primeira vez como estagiária de jornalista aos 18 anos e nunca mais cogitou outro caminho.