Cultura

Cineclube de Cachoeiro exibe filme no Dia da Luta Antimanicomial

Proposta do evento é provocar reflexões sobre os direitos das pessoas com sofrimento mental e estimular o debate sobre saúde mental e cuidado em liberdade

Foto: Flavia Lopes.

Neste domingo (18), o Cineclube Jece Valadão, de Cachoeiro de Itapemirim, promove uma programação especial para marcar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. As atividades acontecerão no espaço Sessão 103, no Centro da cidade, com início às 16h, e incluem uma performance sensorial e a exibição do documentário “Holocausto Brasileiro”.

A proposta do evento é provocar reflexões sobre os direitos das pessoas com sofrimento mental e estimular o debate sobre saúde mental e cuidado em liberdade. A ação integra o projeto “A loucura habita o cineclube”, realizado com recursos do edital de Difusão Audiovisual do Funcultura, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Experiência sensorial e homenagem

Abrindo a programação, às 16h, o público poderá vivenciar a performance “Ciclo Sentidos”, da Cia Nós de Teatro, que já foi realizada em mais de 30 ocasiões. A proposta convida cada participante a percorrer um trajeto vendado e descalço, explorando sensações táteis e olfativas. Ao final, a pessoa é convidada a compartilhar, frente a frente com um performer também vendado, uma história pessoal.

Durante o evento, também será prestada uma homenagem ao ator e produtor cultural Marco Antônio Reis, da Cia Nós de Teatro, falecido em abril. Ele foi parceiro do cineclube e figura importante nas ações culturais da cidade.

Filme sobre o “Holocausto Brasileiro”

Às 18h, será exibido o documentário “Holocausto Brasileiro”, baseado na obra da jornalista Daniela Arbex. O filme retrata as violações cometidas contra pacientes no Hospital Colônia de Barbacena (MG), que resultaram na morte de mais de 60 mil pessoas — um dos episódios mais graves da história da saúde mental no Brasil.

Serviço

Dia da Luta Antimanicomial no Cineclube Jece Valadão

Quando: 18/05, domingo
Onde: Sessão 103 – Praça Pedro Cuevas Júnior, 9, Edifício Poubel, sala 307. Centro – Cachoeiro de Itapemirim (em frente a praça da estátua do Roberto Carlos)
Programação:
16h – Performance “Ciclo Sentidos” e homenagem a Marco Antônio Reis
18h – Exibição do filme “Holocausto Brasileiro” (2016, doc, 90 min)
19h45 – Debate sobre a luta antimanicomial


Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726