Sustentabilidade e Meio Ambiente

Como a comunicação impulsiona a transição energética

O painel sobre o papel da Comunicação na transição energética reunirá profissionais do Jornalismo, Direito e sustentabilidade

Comunicação e sustentabilidade
Imagem: Freepik/divulgação

A Capital capixaba sediará um painel sobre o futuro energético do país: “Transição energética se explica: o papel da Comunicação para o Brasil que vem”. O debate acontecerá na Conferência Sustentabilidade Brasil, etapa oficial da COP 30, que será realizada de 11 a 14 de junho, na Praça do Papa.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

O painel sobre o papel da Comunicação na transição energética reunirá profissionais que atuam na intersecção entre Jornalismo, Direito e sustentabilidade, prometendo um diálogo sobre como desmistificar e engajar a sociedade nesse processo transformador.

Entre os debatedores estará Nádia Pontes, jornalista multimídia e documentarista especializada em meio ambiente e ciência. Correspondente da Deutsche Welle no Brasil e colaboradora da Revista Piauí, Nádia é mestre em Ciência Ambiental pelo Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (USP). Sua trajetória é marcada por reconhecimentos como bolsas e prêmios do Pulitzer Center, Rainforest Journalism Fund, ICFJ, Berlin Science Communication Awards, Instituto Serrapilheira e Boundless Collective. Sua perspectiva trará à tona os desafios e as melhores práticas na comunicação de temas complexos como a transição energética para o público em geral.

Ao seu lado, estará Marcio Andrade, pós-graduado em Direito e Gestão Ambiental, com graduação em Direito e Processos Sucroalcooleiros. Atuando como advogado no escritório Andrade Lima Advocacia, Marcio é secretário-geral da Comissão de Direito Ambiental e Proteção Animal da 8ª Subseção da OAB de Vila Velha, coordenador-geral adjunto do MNODS-ES e vice-presidente da Rede de Governança Climática e Sustentabilidade (RGCS). Sua visão jurídica e seu engajamento com as questões de governança climática e sustentabilidade fornecerão informações sobre a regulamentação e a formulação de políticas para a transição energética.

Completando o time de debatedores, o jornalista Abdo Filho, com 18 anos de experiência e formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Abdo atuou como repórter da CBN Vitória e de A Gazeta, onde também foi macro editor de Política e Economia e editor executivo. Foi editor regional da TV Gazeta e atua como colunista desde 2022. Sua vivência no jornalismo capixaba e seu conhecimento sobre a economia e a política locais serão importantes na abordagem de como a comunicação pode impactar as percepções e decisões regionais sobre a transição para uma matriz energética mais limpa.

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726