Conclave começa no Vaticano para eleger o novo papa da Igreja Católica
Se nenhum nome for escolhido até quinta-feira, o conclave continuará com novas votações nos dias seguintes até que um novo pontífice seja eleito.

O conclave que definirá o novo líder da Igreja Católica começa nesta quarta-feira (7), na Capela Sistina, no Vaticano. A eleição será conduzida por 133 cardeais, que participarão de votações secretas até que se chegue a um consenso sobre o sucessor do papado.
Durante o processo, os cardeais permanecem isolados, sem qualquer contato com o mundo exterior. Para garantir o sigilo absoluto, bloqueadores de sinal de celular foram instalados no local.
Como tradicionalmente ocorre, uma chaminé foi posicionada na Capela Sistina para sinalizar ao público o resultado de cada votação. A fumaça preta indica que nenhum nome foi escolhido. Já a fumaça branca confirma a eleição de um novo papa.
Previsão de horários das votações e emissões de fumaça
Quarta-feira (7)
- 11h30 – Entrada dos cardeais na Capela Sistina, com juramentos coletivos e individuais. Após o fechamento das portas, haverá um discurso, espaço para questionamentos e a primeira votação.
- 14h00 – Previsão de emissão da primeira fumaça, indicando se houve ou não escolha do novo papa.
Quinta-feira (8)
- 5h30 – Término da primeira votação do dia; fumaça será emitida apenas se um papa for eleito.
- 7h00 – Segunda votação; se não houver consenso, fumaça preta será liberada.
- 12h30 – Terceira votação do conclave; nova fumaça só será emitida em caso de definição.
- 14h00 – Encerramento da quarta votação; se não houver papa eleito, novamente será emitida fumaça preta.
Se nenhum nome for escolhido até quinta-feira, o conclave continuará com novas votações nos dias seguintes até que um novo pontífice seja eleito.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui