Cidades

Creas de Cariacica promove ação educativa no maio laranja em escolas

A atividade foi realizada em referência ao 18 de maio, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Diorgenes Ribeiro Diorgenes Ribeiro

Foto: Reprodução | PMC

Com o objetivo de informar, conscientizar e mobilizar a comunidade escolar sobre a importância da proteção da infância, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Itacibá promoveu, nesta quarta-feira (14), uma ação educativa na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Augustinha Muniz de Oliveira, em Vila Prudêncio. A atividade foi realizada em referência ao 18 de maio, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A programação contou com a participação da equipe técnica do Creas, que preparou um momento lúdico e informativo para os alunos. Durante a ação, os estudantes receberam adesivos e materiais temáticos, assistiram a um vídeo educativo e participaram de atividades musicais, além de um momento de contação de histórias e dinâmicas, com a utilização de um semáforo e boneco. A atividade teve como foco a sensibilização e a reflexão sobre os direitos da criança e do adolescente.

Com o lema “Falar é a melhor proteção”, a ação reafirmou o compromisso da rede socioassistencial de Itacibá com a proteção da infância e juventude, promovendo um espaço de diálogo, escuta e cuidado.

Programação do Maio Laranja em Cariacica

Ainda dentro das ações do Maio Laranja, o Creas de Campo Grande realizará duas programações nos dias 20 e 21 de maio. Na terça-feira (20), a equipe do Creas irá realizar palestras, com sessões pela manhã e à tarde, para pais e responsáveis dos alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Maria Aparecida Lacerda Cruz, em Vera Cruz. O objetivo é sensibilizar sobre a importância da proteção infantil e a reflexão sobre o tema.

No dia 21, o tema será discutido com os usuários do Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI) de Campo Grande, com encontros às 9h e às 14h30. A equipe do Creas irá orientar sobre como identificar a violação de direitos e como realizar denúncias.

“Este é um movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes. A nossa missão é mobilizar a sociedade para que todos se envolvam na proteção e no combate à violência sexual. É fundamental que pessoas de todas as idades se engajem nesse esforço”, ressaltou Danyelle Lirio, secretária de Assistência Social de Cariacica.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Diorgenes Ribeiro
Diorgenes Ribeiro

Formado em Licenciatura em Geografia, é Pós-graduação em Educação Ambiental e Jornalismo. Atualmente estuda Administração. Com vasta experiência na área, já atuou na gestão privada e pública.