Sustentabilidade e Meio Ambiente

Créditos de carbono e economia circular: desafios viram oportunidades

A Conferência Sustentabilidade Brasil, etapa oficial da COP30, se prepara para receber, entre os dias 11 e 14 de junho, na Praça do Papa, o painel “Créditos de carbono e economia circular: transformando desafios em oportunidades de negócios sustentáveis”. O debate promete desvendar o potencial de um mercado em plena expansão, focando na descarbonização e […]

Por Fernanda Zandonadi

3 mins de leitura

em 22 de maio de 2025, às 13h33

Imagem: Freepik
Imagem: Freepik

A Conferência Sustentabilidade Brasil, etapa oficial da COP30, se prepara para receber, entre os dias 11 e 14 de junho, na Praça do Papa, o painel “Créditos de carbono e economia circular: transformando desafios em oportunidades de negócios sustentáveis”. O debate promete desvendar o potencial de um mercado em plena expansão, focando na descarbonização e o desenvolvimento sustentável.

O painel reunirá especialistas com vasta experiência prática e acadêmica, que abordarão as nuances e as oportunidades geradas por esses dois pilares da sustentabilidade. Giuliana Coutinho, bacharel em Direito e especialista em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral, trará a visão do mercado e a expertise na estruturação de negócios ambientais. Com 17 anos de atuação no setor e atualmente à frente do time comercial e das ações institucionais da Ambipar no Brasil, Giuliana destacará como as grandes indústrias estão se adaptando e inovando para integrar práticas de economia circular e monetizar suas reduções de emissões.

Juntando-se a ela, Carlos Sanquetta, engenheiro florestal com Ph.D. em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais no Japão e pós-doutorado em Mudanças Climáticas, oferecerá a profundidade científica e a visão acadêmica. Professor titular da Universidade Federal do Paraná e membro do IPCC e da ISO, Sanquetta é uma autoridade em florestas e projetos para o mercado de carbono, com 40 anos de experiência. Sua participação será fundamental para explicar os mecanismos por trás dos créditos de carbono e a importância de uma abordagem ecossistêmica para a mitigação climática.

Fechando o trio de palestrantes, Israel Soares, tecnólogo em Saneamento Ambiental pelo Ifes, mestre em Engenharia Ambiental pela Ufes e doutorando em Meteorologia pela USP, apresentará a perspectiva de quem está na linha de frente da certificação e comercialização de créditos de carbono. Com mais de 15 anos de dedicação a projetos ambientais para grandes indústrias e agências no Brasil e internacionalmente, Israel, que foi diretor comercial da Aires Serviços Ambientais e atualmente é diretor executivo da Greenway Environment and Climate, compartilhará insights sobre como empresas podem efetivamente transformar seus desafios ambientais em novas fontes de receita e vantagens competitivas por meio da economia circular e dos mercados de carbono.

O painel “Créditos de carbono e economia circular” será uma oportunidade para empresários, gestores, profissionais da área ambiental e o público em geral entenderem como esses conceitos não são apenas uma exigência, mas sim um caminho lucrativo para um futuro mais sustentável.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui