Economia Azul e transição energética estarão em pauta em conferência
Para abordar os temas, a Conferência Sustentabilidade Brasil terá o painel "Transição Energética Global e o Futuro da Economia Azul"

A urgência da transição energética global, impulsionada pela necessidade de mitigar as mudanças climáticas e buscar fontes de energia mais limpas e sustentáveis, anda lado a lado com a Economia Azul. E essa relação será um dos temas abordados da Conferência Sustentabilidade Brasil, que reunirá especialistas para discutir os desafios e oportunidades que se apresentam em um cenário em constante evolução. O evento acontecerá entre os dias 11 e 14 de junho de 2025, na Praça do Papa, em Vitória, Espírito Santo.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiA Economia Azul, que engloba atividades econômicas relacionadas aos oceanos, mares, costas e recursos hídricos interiores, desde a pesca e aquicultura sustentáveis até o turismo costeiro, a energia renovável oceânica e a biotecnologia marinha, possui um potencial imenso para impulsionar o desenvolvimento econômico de forma sustentável. A transição para fontes de energia renovável, como a eólica offshore e a energia das ondas e marés, é um pilar fundamental para a descarbonização da economia global e, consequentemente, para a saúde e a vitalidade dos ecossistemas marinhos.
Para abordar os temas, a Conferência Sustentabilidade Brasil terá o painel “Transição Energética Global e o Futuro da Economia Azul“, onde três especialistas compartilharão suas perspectivas e conhecimentos:
- Eduardo Wagner: Engenheiro Civil e Especialista em Meio Ambiente, coordena o licenciamento ambiental de fontes de energia nuclear, térmica, eólica e alternativas na diretoria de Licenciamento Ambiental do Ibama. Seus conhecimentos trarão uma visão sobre os desafios regulatórios e ambientais para a implementação de projetos de energia renovável marinha.
- Elbia Gannoum: Presidente Executiva da ABEEólica e vice-chair do Global Wind Energy Council (GWEC). Há mais de uma década, Gannoum lidera a transformação energética no Brasil, com foco no desenvolvimento de energias renováveis. Também é voz ativa nos debates globais sobre diversidade e inclusão econômica no setor de energia.
- Emilio Lèbre La Rovere: Engenheiro e Economista com um currículo científico extenso, incluindo a coautoria de relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), que foi laureado com o Prêmio Nobel da Paz em 2007. Sua experiência acadêmica e seu conhecimento sobre interconexões entre economia, energia e meio ambiente trarão uma análise aprofundada sobre os impactos da transição energética no desenvolvimento sustentável da economia azul.