Cidades

Cachoeiro inicia classificação sanitária das padarias do município

A ação tem como objetivo garantir mais segurança alimentar para a população, além de incentivar a melhoria contínua na qualidade dos serviços oferecidos

padeiro - curso qualificação - profissionalizantes - padaria
Foto: Divulgação

A partir da próxima semana, a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), dará início à classificação das padarias do município. A ação tem como objetivo garantir mais segurança alimentar para a população, além de incentivar a melhoria contínua na qualidade dos serviços oferecidos pelos estabelecimentos.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

A primeira etapa do trabalho já foi realizada com a entrega de checklists sanitários em todas as padarias da cidade. O material foi desenvolvido com base nas normas da legislação vigente e serviu como orientação para que os responsáveis pelos estabelecimentos pudessem realizar as adequações necessárias, promovendo boas práticas de higiene e manipulação dos alimentos.

Com o prazo de adequação encerrado, a Vigilância Sanitária passará agora a visitar as padarias para fazer as vistorias e aplicar a classificação. A avaliação será baseada em critérios técnicos, como armazenamento dos alimentos, higiene do ambiente, condições estruturais, manipulação correta dos produtos e uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

A classificação será sinalizada por meio de um selo visível ao público, facilitando a identificação dos estabelecimentos que seguem os padrões exigidos. A expectativa é que essa medida contribua para a transparência e para o fortalecimento da relação de confiança entre consumidores e comerciantes.

“Nosso compromisso é proteger a saúde da população e, ao mesmo tempo, apoiar os estabelecimentos na melhoria dos seus serviços. A classificação é uma forma educativa e transparente de estimular boas práticas”, afirma a secretária municipal de Saúde, Renata Fiório.

A Prefeitura de Cachoeiro reforça que a população também tem um papel fundamental nesse processo, observando a presença do selo de classificação e contribuindo com denúncias em casos de irregularidades, por meio dos canais oficiais.

Estudante de jornalismo pela Unidade Estácio, atua na parte de segurança do portal AQUINOTICIAS.COM. Apaixonada pela área, trabalhou pela primeira vez como estagiária de jornalista aos 18 anos e nunca mais cogitou outro caminho.