Política Nacional

Lula levará tema da inteligência artificial à cúpula do Brics

A agenda oficial se encerra com a participação do petista no Fórum Empresarial Brasil-França, que reunirá lideranças empresariais dos dois países.

Foto: Reprodução | Ricardo Stuckent/PR

Durante visita oficial à França nesta sexta-feira (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou que o Brasil levará a discussão sobre a regulação da inteligência artificial (IA) à próxima cúpula do Brics, marcada para os dias 6 e 7 de julho, no Rio de Janeiro. A proposta, segundo o mandatário, visa estabelecer uma governança conjunta sobre o tema entre os países do bloco, diante dos impactos sociais, educacionais e políticos provocados pelas novas tecnologias.

O anúncio foi feito durante a cerimônia em que Lula recebeu o título de Doutor Honoris Causa concedido pela Universidade de Paris. Em seu discurso, o chefe do Executivo defendeu que o debate sobre IA seja assumido pelas grandes nações como pauta urgente e estratégica, alertando para os riscos da ausência de regulação no ambiente digital.

“Em tempos de negacionismo, o saber deve ser garantido como um bem comum. A inteligência artificial está revolucionando o modo de aprendizado, de vida e de proteção. As oportunidades que se abrem são ilimitadas, mas a ausência de regulação das redes digitais só interessa ao extremismo. A cúpula do Brics vai adotar uma governança sobre inteligência artificial”, afirmou.

Segundo divulgado pelo portal Metrópoles, ao destacar os compromissos históricos de seus governos com a educação e a inclusão social, Lula citou programas como o ProUni, o Fies e o Pé-de-Meia. Ele também defendeu mudanças no currículo escolar voltadas à formação crítica e tecnológica das crianças brasileiras.

“Essa homenagem de hoje eu tenho certeza de que não é um reconhecimento pessoal. Tenho certeza de que é um encontro com valores que moldaram a minha vida: a justiça social, a educação como ferramenta de transformação e os compromissos com os que sempre tiveram que lutar. Tenho certeza de que esse prêmio é, na verdade, uma demonstração da capacidade de resistência do povo brasileiro”, declarou o presidente.

Ainda em Paris, Lula participa de uma cerimônia de certificação do Brasil como país livre de febre aftosa sem vacinação — reconhecimento concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal no último dia 29 de maio.

A agenda oficial se encerra com a participação do petista no Fórum Empresarial Brasil-França, que reunirá lideranças empresariais dos dois países. O evento será realizado no hotel InterContinental Paris Le Grand, onde Lula está hospedado.

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726

Formado em Licenciatura em Geografia, é Pós-graduação em Educação Ambiental e Jornalismo. Atualmente estuda Administração. Com vasta experiência na área, já atuou na gestão privada e pública.

Assuntos:

Lula