Política Nacional

Moraes autoriza acareação entre Braga Netto e Mauro Cid no STF

O encontro está marcado para o próximo dia 24 de junho e ocorrerá no âmbito do inquérito que investiga a tentativa de golpe de Estado articulada após as eleições de 2022.

Diorgenes Ribeiro Diorgenes Ribeiro

Alexandre de Moraes
Foto: Reprodução | Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta segunda-feira (17) a realização de uma acareação entre o general da reserva Walter Braga Netto e o tenente-coronel Mauro Cid. O encontro está marcado para o próximo dia 24 de junho e ocorrerá no âmbito do inquérito que investiga a tentativa de golpe de Estado articulada após as eleições de 2022.

Braga Netto está preso preventivamente desde dezembro de 2024 e é um dos 31 réus da ação penal conduzida pelo STF. A medida atende a um pedido da defesa do ex-ministro da Defesa e ex-candidato à vice-presidência na chapa de Jair Bolsonaro. Os advogados argumentam que há “divergências relevantes” entre os depoimentos já prestados por Mauro Cid — delator no caso — e que o confronto entre os dois poderá esclarecer eventuais contradições, com impacto direto na credibilidade da colaboração premiada firmada pelo militar.

A acareação é um instrumento previsto no processo penal brasileiro que visa dirimir contradições entre testemunhos ou declarações. Nela, os envolvidos são colocados frente a frente e têm a oportunidade de confirmar ou contestar afirmações, o que pode influenciar na formação de provas e no rumo da investigação conduzida pelo Supremo.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui

Diorgenes Ribeiro
Diorgenes Ribeiro

Formado em Licenciatura em Geografia, é Pós-graduação em Educação Ambiental e Jornalismo. Atualmente estuda Administração. Com vasta experiência na área, já atuou na gestão privada e pública.