Sustentabilidade e Meio Ambiente

Tecnologia brasileira reduz poluição provocada por caminhões

O professor e pesquisador da UFMG Jadson Belchior explicou o projeto em palaestra no Sustentabilidade Brasil

Flavio Cirilo Flavio Cirilo

De acordo com dados divulgados pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), em 2024, os veículos pesados, como ônibus e caminhões, foram responsáveis por 40% das emissões do poluente atmosférico de óxido de azoto nas estradas. Além disso, o estudo aponta que a emissão de CO² entre esses veículos também aumentaram em cerca de 30%, desde o ano 2000.

Porém, uma tecnologia desenvolvida na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pode mudar essa realidade. Conforme explica o professor e pesquisador Jadson Belchior, em palaestra no Sustentabilidade Brasil, a solução criada tem o potencial de reter o gás carbônico, por meio de um sistema de absorção muito parecido com o de uma espoja.

A iniciativa consiste na instalação de um reator, que contém no seu interior esferas feitas de materiais químicos, na descarga do caminhão. Por meio desse equipamento, faz-se a captura e retenção do CO².

Além de evitar a ida do gás poluente para a atmosfera, a tecnologia também possibilita a reutilização como componente de outros combustíveis e, até mesmo, na fabricação de bebidas e alimentos.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui

Flavio Cirilo
Flavio Cirilo

Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade 2 de Julho e MBA em Comunicação Corporativa pela Unifacs, já trabalhou como produtor de jornalismo all news na Band News FM Salvador. Exerceu a função de assessor de imprensa e comunicação na Prefeitura de Madre de Deus, Grupo Varjão e Câmara Municipal de Salvador.