Cidades

Vaquinha levanta recursos para tratamento de capixaba com câncer

A campanha é para garantir que Anderson possa começar o tratamento o quanto antes, evitando o agravamento do quadro clínico.

Por Kimberlly Soares

2 mins de leitura

Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal

Diagnosticado com câncer no intestino em dezembro de 2023, o técnico em telecomunicações Anderson Pauser Bastos, de 33 anos, enfrenta uma batalha difícil contra a doença. O jovem descobriu, em janeiro deste ano, que o quadro havia evoluído para um adenocarcinoma colorretal com metástase no fígado, já em estágio 4.

Desde então, Anderson passou por duas cirurgias para ressecar os tumores. No entanto, a quimioterapia e a radioterapia, principais métodos iniciais de combate ao câncer, não surtiram o efeito esperado.

Diante da resistência do organismo aos tratamentos convencionais, a equipe médica indicou a imunoterapia como única alternativa para conter o avanço da doença.

O problema é que o tratamento, realizado com dois frascos do medicamento a cada 21 dias, tem custo mensal de aproximadamente R$ 51 mil — valor que não é coberto pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Vaquinha online

Para conseguir iniciar o protocolo, a família recorreu à Justiça, mas enquanto aguarda a decisão judicial, amigos e parentes se uniram em uma vaquinha on-line para arrecadar o valor necessário.

A campanha visa garantir que Anderson possa começar o tratamento o quanto antes, evitando o agravamento do quadro clínico.

Para ajudar com o tratamento de Anderson, as doações podem ser feitas pelo link da vaquinha CLICANDO AQUI. Também é possível realizar doações diratamente através do Pix CPF: 05955448780.

Resumo do histórico médico:

  • 01/09/2023 – Primeira consulta com proctologista.
  • 17/10/2023 – Colonoscopia realizada.
  • 01/11/2023 – Resultado da biópsia confirma câncer no intestino.
  • 15/12/2023 – Início da quimioterapia.
  • 25/04/2024 – Sexta e última sessão de quimioterapia.
  • 01/08/2024 a 10/09/2024 – Período da radioterapia.
  • 29/11/2024 – Cirurgia no intestino e início da ostomia; biópsia realizada.
  • Início de 2025 – Retorno à quimioterapia, mas exames apontam progressão da doença para o fígado e deficiência imunológica.
  • 10/06/2025 e 17/06/2025 – Duas cirurgias no fígado realizadas.
  • Atualmente – Em recuperação e aguardando início do tratamento com imunoterapia, única opção viável no momento, porém não fornecida pelo SUS.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui

Kimberlly Soares
Kimberlly Soares

Estudante de jornalismo pela Unidade Estácio, atua na parte de segurança do portal AQUINOTICIAS.COM. Apaixonada pela área, trabalhou pela primeira vez como estagiária de jornalista aos 18 anos e nunca mais cogitou outro caminho.