Cidades

Alunos de Iconha vivenciam cultura Guarani em visita à Aldeia Tekoá

A ação fez parte de uma proposta pedagógica que visa promover o reconhecimento dos povos originários e proporcionar experiências educativas que valorizam a diversidade cultural brasileira.

Kimberlly Soares Kimberlly Soares

Foto: Divulgação

Estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Coronel Antônio Duarte, localizada em Iconha, realizaram, na última terça-feira (08), uma visita técnica à Aldeia Indígena Tekoá Mirim, localizada no município de Aracruz. A ação fez parte de uma proposta pedagógica que visa promover o reconhecimento dos povos originários e proporcionar experiências educativas que valorizam a diversidade cultural brasileira.

Durante a visita, os estudantes tiveram contato direto com o povo Guarani, ouvindo relatos sobre a história, os costumes, a espiritualidade, a organização social e os desafios enfrentados pelas comunidades indígenas. A experiência proporcionou aprendizado contextualizado, sensível e interdisciplinar, integrando saberes de áreas como Biologia, História, Geografia, Sociologia e Direitos Humanos.

“A visita foi uma das experiências mais significativas que pude proporcionar aos meus alunos. O aprendizado se torna mais profundo quando ultrapassa os limites da sala de aula e se conecta com o mundo real”, destacou o professor de Biologia Hiury Marques Marvila.

Mais do que observar, os estudantes interagiram com os membros da comunidade, conheceram os rituais, os objetos culturais e a conexão espiritual com a natureza, rompendo estereótipos e promovendo uma escuta ativa e respeitosa. A atividade contribuiu diretamente para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como empatia, respeito e valorização das identidades indígenas.

“Estar ali, ouvindo e aprendendo diretamente com aquele povo foi algo único. Percebi o quanto a imagem que temos sobre eles muitas vezes é distorcida ou superficial. Foi um aprendizado valioso que levarei para a vida toda”, relatou a estudante Lavínia Morelli Bianchine, da 3ª série do Ensino Médio.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Kimberlly Soares
Kimberlly Soares

Estudante de jornalismo pela Unidade Estácio, atua na parte de segurança do portal AQUINOTICIAS.COM. Apaixonada pela área, trabalhou pela primeira vez como estagiária de jornalista aos 18 anos e nunca mais cogitou outro caminho.