Política Regional

Câmara instaura processo que pode cassar mandato de Gilvan da Federal

Com a instauração do processo, o parlamentar será notificado e terá direito à defesa.

Foto: Reprodução | Câmara dos Deputados

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados instaurou, nesta terça-feira (8), um processo disciplinar contra o deputado federal Gilvan da Federal (PL-ES), que pode culminar na cassação de seu mandato parlamentar.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

A medida é desdobramento de uma série de declarações ofensivas feitas pelo deputado, incluindo ataques à ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), a quem Gilvan teria se referido, durante sessão plenária, com termos considerados gravemente ofensivos. Além disso, o parlamentar também desejou a morte do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em outro episódio recente.

Gilvan já havia sido punido anteriormente pelo mesmo colegiado com a suspensão do mandato por 90 dias, em decisão tomada no dia 6 de maio. Na ocasião, a Mesa Diretora da Câmara adotou uma postura inédita ao ingressar diretamente com uma representação no Conselho, alegando que o deputado teve conduta incompatível com o decoro parlamentar.

A representação foi acolhida nesta terça-feira pelo presidente do Conselho de Ética, deputado Fábio Schiochet (União-SC), que oficializou a abertura do processo disciplinar de número 1/2025.

“Recebo a presente representação 1/2025 de autoria da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados em desfavor do deputado Gilvan da Federal. Instaura-se o processo disciplinar nos termos da Resolução nº 25/2001, modificada pela Resolução nº 2/2011, que institui o Código de Ética e o Regulamento do Conselho”, declarou Schiochet durante a sessão.

Com a instauração do processo, o parlamentar será notificado e terá direito à defesa. A eventual penalidade pode incluir advertência, suspensão ou até a perda do mandato, conforme previsto no regimento interno da Casa.

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726

Formado em Licenciatura em Geografia, é Pós-graduação em Educação Ambiental e Jornalismo. Atualmente estuda Administração. Com vasta experiência na área, já atuou na gestão privada e pública.