Da botânica à agrofloresta: soluções para o futuro das nossas matas
Durante a conversa, a especialista destaca sua vivência em obras de infraestrutura, onde coordenou programas de resgate de flora e fauna
•
2 mins de leitura

Com ampla experiência em gestão ambiental, resgate vegetal e recuperação de áreas degradadas, a bióloga Alice Carvalho é a convidada do novo episódio do podcast Sustentabilidade Brasil. Doutora em Botânica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Alice compartilha sua trajetória acadêmica e profissional, que une ecologia, fisiologia vegetal e atuação prática em projetos de grande impacto ambiental.
Durante a conversa, a especialista destaca sua vivência em obras de infraestrutura, onde coordenou programas de resgate de flora e fauna, desenvolveu viveiros de mudas nativas, liderou diagnósticos botânicos e contribuiu com metodologias de monitoramento ecológico. Ela também fala sobre os desafios enfrentados em projetos de recuperação ambiental e a importância de diagnósticos bem feitos, com apoio de taxonomistas, para garantir a preservação da biodiversidade brasileira.
Alice comenta ainda a diversidade dos biomas brasileiros, os impactos das espécies exóticas invasoras, a importância de políticas públicas para conservação e o papel dos sistemas agroflorestais como alternativas sustentáveis. Com linguagem acessível e exemplos práticos, o episódio oferece uma verdadeira aula sobre botânica, ecologia e sustentabilidade.
Assuntos do episódio:
0:00 Abertura e apresentação de Alice Carvalho
1:00 Início da trajetória acadêmica e migração para Viçosa
2:00 Escolha pela Botânica e atuação em campo
3:00 Experiência com resgate de fauna e flora em grandes obras
5:00 Monitoramento ecológico na Mata Atlântica
6:40 Diversidade dos biomas brasileiros
8:00 Savanização da Amazônia e impactos das ações humanas
10:00 Agrofloresta e o sistema da cabruca
12:00 Diferença entre espécies nativas, exóticas e invasoras
15:00 Casos de espécies exóticas problemáticas no Brasil
18:00 O papel do Reflora no diagnóstico botânico
20:00 Efeito ilha, biodiversidade e riscos de introdução de espécies
24:00 Spatódea e impacto sobre abelhas nativas
26:00 Erros comuns em programas de recuperação ambiental
28:00 Planejamento de viveiros e rustificação de mudas
30:00 Etapas da sucessão ecológica em reflorestamento
32:00 Agricultura familiar e programas socioambientais
33:00 Dicas para pequenos produtores que querem reflorestar suas áreas
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui