Exportações e educação pautam sessão do Senado nesta terça
Também serão analisados um projeto que institui a Política Nacional de Juventude e Sucessão Rural e um decreto legislativo que ratifica protocolo internacional de combate ao trabalho forçado.

O Plenário do Senado tem quatro matérias na pauta desta terça-feira (1º), com sessão marcada para as 14h. Entre os destaques, está o projeto de lei complementar que cria incentivos tributários para micro e pequenas empresas exportadoras e uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que reforça o papel estratégico da educação no desenvolvimento do país.
Também serão analisados um projeto que institui a Política Nacional de Juventude e Sucessão Rural e um decreto legislativo que ratifica protocolo internacional de combate ao trabalho forçado.
Apoio às exportações
Encaminhado pela Presidência da República, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 167/2024 cria o Programa Acredita Exportação, voltado a micro e pequenas empresas optantes pelo Simples Nacional. O objetivo é facilitar o acesso a créditos tributários para quem atua com exportações por meio de regimes especiais como o drawback e o Recof (Regime Aduaneiro Especial de Entreposto Industrial sob Controle Informatizado).
A proposta já foi aprovada pela Câmara dos Deputados e relatada no Senado pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM). Aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) no último dia 17, o texto será votado em regime de urgência, em turno único.
Educação como vetor de progresso
Primeiro item da pauta, a PEC 137/2019 propõe uma mudança no artigo 205 da Constituição Federal para incluir a afirmação de que “a educação é vetor do progresso do País”. A autoria é do senador Confúcio Moura (MDB-RO), e a relatoria, da senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO).
A proposta, que já recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), segue para a segunda sessão de discussão em primeiro turno. O objetivo é fortalecer a concepção da educação como instrumento essencial ao desenvolvimento social e econômico, indo além de seu caráter de direito fundamental.
Sucessão rural
O PL 2.674/2025, de autoria do deputado Patrus Ananias (PT-MG) e relatado também pela senadora Dorinha Seabra, trata da criação da Política Nacional de Juventude e Sucessão Rural. A medida busca garantir a permanência dos jovens no campo e promover a sucessão geracional na agricultura familiar.
A proposta, que altera três leis vigentes, prevê ações de apoio técnico, acesso a crédito e políticas públicas voltadas à juventude rural. O texto já está pronto para ser votado em turno único.
Combate ao trabalho forçado
Fechando a pauta, o Plenário pode votar o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 323/2023, que aprova o Protocolo Facultativo à Convenção nº 29 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Adotado em 2014, o documento fortalece o combate ao trabalho forçado com foco em crianças e mulheres, além de atualizar diretrizes internacionais sobre o tema.
Segundo divulgado pela Agência Senado, a relatoria é do senador Jaques Wagner (PT-BA), e o parecer foi aprovado pela Comissão de Relações Exteriores em maio deste ano.
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726