Economia

Pagou um boleto errado? Procon de Cachoeiro ensina como agir rápido

Há alguns pontos a serem observados antes de efetuar o pagamento de um boleto

Kimberlly Soares Kimberlly Soares

Foto: Internet

O boleto bancário é uma das formas mais práticas de pagar contas, impostos, tributos, compras e fazer depósitos em contas e carteiras digitais. Porém, com o uso da internet, impulsionou para as mais diversas finalidades e as pessoas ficaram ainda mais vulneráveis à ação de hackers e criminosos digitais.

Já mostramos aqui as mais diversas formas de aplicar golpes como por pix, ligação telefônica e até através da Inteligência Artificial. Desta vez, vamos apresentar alternativas de escapar de outra armadilha. Trata-se do boleto falso, que tem feito muitas vítimas por todo o Brasil.

Leia também: Cachoeiro sedia etapa Sul de consulta pública para elaborar plano sobre drogas

Em suma, funciona assim: o consumidor recebe um boleto que aparentemente é um boleto normal e possui o mesmo formato dos originais. Porém, ao efeituar o pagamento, o dinheiro é direcionado para a conta bancária de um terceiro, desviando o valor, deixando o débito ainda em aberto.

De acordo com o coordenador executivo de defesa do consumidor (Procon) em Cachoeiro, Ricardo Fonseca, a primeira coisa a ser feita ao constatar que foi vítima do golpe do boleto falso é informar ao banco. “Comunicar ao banco para o qual o pagamento foi realizado é o passo inicial para quem pagou um boleto que não era real. Como a compensação de um boleto bancário pode demorar até três dias úteis, é possível que seu gerente ou um atendente possa cancelar a transferência do dinheiro se ela ainda estiver pendente”, explica.

Segundo o coordenador, há alguns pontos a serem observados antes de efetuar o pagamento de um boleto.

Confira

  • Fique atento aos detalhes: em geral, os boletos falsos são enviados pelos golpistas utilizando e-mails ou quando se acessa o site que não é original, e tentam parecer oficiais e imitar as comunicações das empresas, mas sempre possuem alguma diferença;
  • Confira as informações presentes no boleto: Erros de português, data de vencimento, nome do beneficiário e CNPJ (faça uma busca rápida na internet pode te ajudar a conferir se o CNPJ é real);
  • Verifique se o código do banco coincide no boleto, pois muitas vezes remete a um código inexiste, e cada banco possui o seu;
  • Procure pelo validador de boletos que normalmente o banco oferece em sua página oficial para verificação, pois o código de barras remete a outro beneficiário, só sendo possível constatar no comprovante de pagamento, ou seja, após ter caído no golpe;
  • Desconfie se o boleto for enviado por WhatsApp, e-mail ou mensagens, mesmo que possua a logomarca do banco. Normalmente os bancos não procuram o consumidor por esses meios, principalmente se for para oferecer descontos. O banco jamais te procurará para oferecer desconto;
  • Se mesmo com essas dicas ainda restar dúvidas, descarte o boleto e busque contato com a empresa.

Contudo, se mesmo com todas essas dicas, pagou um boleto fraudado, não se desespere. É possível consertar a situação.

1. Guarde todas as informações do boleto e o comprovante de pagamento;
2. Registre boletim de ocorrência – é possível fazer de forma online;
3. Comunique ao credor e entre em contato com o banco para tentar cancelar antes à compensação bancária, seja via Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), chat, telefone (anote o número de protocolo de atendimento), ou ainda, abrindo uma reclamação junto ao Procon, Reclame Aqui ou www.consumidor.gov.br.

Após isso, caso não tenha sido resolvido, é possível ingressar com ação para buscar a devida reparação.

Conte sempre com o Procon!

Não hesite em procurar órgão de defesa do consumidor se precisar de ajuda ou orientação. O Procon funciona na Rua Bernardo Horta, nº 204, bairro Guandu, em Cachoeiro, atendendo de 8h às 16h. Para mais informações, o telefone é (28) 3199-1710. Caso ainda queira, também é possível agendar conosco o seu atendimento presencial: https://agendamento.cachoeiro.es.gov.br/.

Os consumidores que precisarem do Procon e não podem comparecer a sede do órgão, têm a opção com o Reclamações Online e registrar suas demandas de casa mesmo. Basta acessar: https://procon.cachoeiro.es.gov.br/.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui

Kimberlly Soares
Kimberlly Soares

Estudante de jornalismo pela Unidade Estácio, atua na parte de segurança do portal AQUINOTICIAS.COM. Apaixonada pela área, trabalhou pela primeira vez como estagiária de jornalista aos 18 anos e nunca mais cogitou outro caminho.