Cidades

FECAP: coagem do Maior Café do Mundo também é negócio; entenda por quê

A preparação do café gigante mobiliza a população local por mais de um mês.

Foto: Prefeitura de Brejetuba

O município de Brejetuba prepara-se para receber a Feira de Negócios Capixaba (FECAP), que, nesta edição, terá em sua programação a tradicional “Coagem do Maior Café do Mundo”. A ação, que colocou a cidade capixaba no Guinness Book, será realizada, neste sábado (27), a partir das 19 horas.

A preparação do café gigante mobiliza a população local por mais de um mês. Produtores e empreendedores se unem para selecionar os melhores grãos cultivados no município para serem processados, torrados, moídos e transportados em fardos de até 20 quilos.

Leia também: Brejetuba: FECAP acontece no Festival do Maior Café do Mundo

Os grãos fazem parte de uma cadeia que faz do Espírito Santo o segundo maior produtor nacional de café.

No dia da festa, a água é aquecida em grandes caldeirões e o pó, cerca de 700 quilos, é içado por plataforma até um coador artesanal com várias camadas de tecido, rede e corda, feitos de forma artesanal.

O processo de coagem, que dura quatro horas, já permite que o público deguste a bebida uma hora após a fervura da água. Ao final, 8.260 litros de café são servidos, rendendo mais de 2 mil cafezinhos.

Outras atrações do sábado (27)

A “Coagem do Maior Café do Mundo” é o ponto alto da FECAP, que une cultura e negócios, com espaço para empreendedores, artesãos e produtores rurais apresentarem seus serviços e produtos.

No sábado, a abertura da feira acontece a partir das 14 horas, com a atração musical Samba MLK. Ás 19h, será realizada a tradicional “Coagem do Maior Café do Mundo”. Em seguida, às 20h, o público poderá curtir apresentação de odeio; às 21h, show com Os Patrões; às 23h, show com Antony & Gabriel, e às 1h, show com Alencacio Schuenk.

Polo de negócios e inovação

Realizada pela Prefeitura Municipal de Brejetuba, a FECAP é uma parceria da Câmara Municipal de Brejetuba, com o apoio do Governo do Estado do Espírito Santo, Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Instituto Sustentabilidade Brasil, AQUINOTICIAS.COM e Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes).

A feira já se consolidou como um dos maiores eventos do calendário econômico e cultural do Estado. Confira tudo o que vai rolar e programa-se.

Confira a programação completa

Sexta-feira – 26/09

  • 17h – Abertura da feira e desfile da Princesa Mirim
  • 18h – Desfile da Rainha do Café e Rainha do Rodeio
  • 19h – Rodeio
  • 20h – Show com Paulo Godin
  • 23h – Show com Rick & Renner
  • 1h – Show com Pablo & Matheus

Sábado – 27/09

  • 14h – Abertura da feira e Samba MLK
  • 19h – Coagem do Maior Café do Mundo
  • 20h – Rodeio
  • 21h – Show com Os Patrões
  • 23h – Show com Antony & Gabriel
  • 1h – Show com Alencacio Schuenk

Domingo – 28/09

  • 9h – Motocross
  • 12h – Abertura da feira e show com Celinho do Acordeon
  • 18h – Show com Diego Marques
  • 19h – Rodeio
  • 22h – Show com Edy Brito & Samuel
  • 1h – Show com Matheus Machado

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726

Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade 2 de Julho e MBA em Comunicação Corporativa pela Unifacs, já trabalhou como produtor de jornalismo all news na Band News FM Salvador. Exerceu a função de assessor de imprensa e comunicação na Prefeitura de Madre de Deus, Grupo Varjão e Câmara Municipal de Salvador.