Segurança

PF cumpre mandados no ES em ação contra disseminação de fake news

A operação visa garantir a integridade do processo democrático e coibir práticas que possam prejudicar a lisura das eleições.

Kimberlly Soares Kimberlly Soares

Foto: Divulgação PFES

A Polícia Federal realizou, nesta quarta-feira (24), em São Mateus, a Operação 8º Mandamento, com o objetivo de combater a disseminação de Fake News eleitorais.

Os policiais cumpriram quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Eleitoral, contra suspeitos de envolvimento na produção e divulgação de notícias falsas com o intuito de influenciar o processo eleitoral.

Leia também: Forças de segurança do ES vão receber mais de 4 mil câmeras corporais

Os crimes apurados são dos Art. 323 e 325 do Código Eleitoral que pune a conduta de divulgação, por redes sociais, durante do período eleitoral, de fatos inverídicos capazes de influenciar a escolha do eleitor e a difamação eleitoral, respectivamente. As penas somadas podem passar de 2 anos.

A operação visa garantir a integridade do processo democrático e coibir práticas que possam prejudicar a lisura das eleições.

O nome da operação faz alusão a um dos 10 mandamentos presentes na Bíblia que adverte contra o ato de prestar falso testemunho contra o próximo.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Kimberlly Soares
Kimberlly Soares

Estudante de jornalismo pela Unidade Estácio, atua na parte de segurança do portal AQUINOTICIAS.COM. Apaixonada pela área, trabalhou pela primeira vez como estagiária de jornalista aos 18 anos e nunca mais cogitou outro caminho.