Política Nacional

Boulos é confirmado como novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência

A Secretaria-Geral é responsável por manter o diálogo e a articulação entre o governo federal, os movimentos sociais e a sociedade civil

Guilherme Boulos com o presidente Lula durante o convite
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta segunda-feira (20), que o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) é o novo ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, substituindo Márcio Macêdo, que ocupava o cargo desde o início do governo, em janeiro de 2023.

Durante uma reunião no Palácio do Planalto, o presidente Lula convidou Guilherme Boulos para o cargo, na presença de Márcio Macêdo, da ministra Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), do ministro Rui Costa (Casa Civil) e de Sidônio Palmeira (Comunicação Social). A nomeação já foi publicada no Diário Oficial da União.

Leia também: Doria defende candidatura de centro em 2026: ‘O país precisa de um pacificador’

A Secretaria-Geral é responsável por manter o diálogo e a articulação entre o governo federal, os movimentos sociais e a sociedade civil. Boulos, que tem 43 anos, chega ao cargo com o desafio de reforçar essa interlocução e ampliar a participação popular nas decisões do governo.

Quem é Guilherme Boulos?

Natural de São Paulo, Boulos é filho dos médicos e professores universitários Maria Ivete e Marcos Boulos. Contudo, ainda no ensino médio, deixou a escola particular para estudar em uma instituição pública, onde iniciou sua militância estudantil e fundou um grêmio. Formado em filosofia pela USP e com especialização em psicologia clínica pela PUC-SP, também é mestre em psiquiatria pela USP e autor de livros sobre política e movimentos sociais.

Aliás, sua trajetória ganhou projeção nacional a partir de sua atuação no Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). Inclusive, ele se tornou uma das principais lideranças da luta por moradia digna e reforma urbana. Filiado ao PSOL, Boulos foi candidato à Presidência da República em 2018 e concorreu duas vezes à Prefeitura de São Paulo, em 2020 e 2024.

Eleito deputado federal em 2022 com mais de 1 milhão de votos, foi o candidato mais votado do estado de São Paulo e o segundo de todo o país. Portanto, agora, como ministro, Boulos passa a integrar oficialmente o primeiro escalão do governo Lula.

Com informações da Agência Brasil.

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726

Com mais de 23 anos de experiência na área, e passagens por diversos veículos de comunicação do Estado, atua no portal AQUINOTICIAS.COM desde 2021, e está em sua segunda passagem pelo veículo, somando mais de 11 anos de empresa. Formada em História e pós-graduada em Jornalismo Político, atuou também em assessoria de imprensa por mais de 15 anos, além de passagem por emissoras de rádio, TV e revistas em Cachoeiro de Itapemirim.