Governo do ES investe em drones para modernizar sistema prisional
Os drones vão aprimorar o controle e a vigilância nas penitenciárias, permitindo cobrir áreas restritas e de difícil acesso.

A Secretaria da Justiça (Sejus) adquiriu dez drones de última geração para fortalecer o monitoramento e as operações nas unidades prisionais do Espírito Santo. Dessa forma, os equipamentos, representam um avanço estratégico nas ações da Polícia Penal. Isso porque oferece suporte aéreo que amplia a precisão e a agilidade das atividades de segurança.
Assim, com investimento de R$ 586 mil, os drones vão aprimorar o controle e a vigilância nas penitenciárias, permitindo cobrir áreas restritas e de difícil acesso. Os aparelhos foram financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) por meio do Programa de Ampliação e Modernização do Sistema Prisional (Moderniza-ES).
Desse modo, segundo as informações da Sejus, as aeronaves terão papel fundamental em operações de recaptura, fiscalização e apoio logístico. Assim, os equipamentos vão garantir maior eficiência na gestão dos perímetros e nas atividades de rotina do sistema prisional capixaba.
Leia também: Governo do ES inaugura ponte e amplia investimentos em Santa Leopoldina
O secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco, destacou que a medida integra a política de modernização tecnológica da pasta.
“Estamos investindo em tecnologia de ponta para fortalecer o trabalho da Polícia Penal e aprimorar as ações de segurança e inteligência prisional. O Moderniza-ES tem sido essencial nesse processo de evolução, ampliando a eficiência operacional e contribuindo diretamente para a redução da violência no Espírito Santo”, afirmou.
Treinamento e tecnologia de ponta
Assim, para garantir o uso eficiente dos novos equipamentos, a Academia da Polícia Penal (Acadeppen) iniciou neste mês um curso de capacitação voltado à formação continuada de pilotos de drone. Dessa forma, ao todo, 46 policiais penais participam do treinamento, que prepara as equipes para o manuseio técnico e tático das aeronaves.
Os drones
Os drones modelo Matrice 30T contam com câmeras térmicas capazes de detectar e medir radiação infravermelha, transformando-a em imagens que mostram variações de temperatura, recurso essencial para operações noturnas e buscas em ambientes complexos.
Além disso, os equipamentos possuem autonomia de voo de 41 minutos, alcance de até 15 quilômetros e sistema de detecção de obstáculos. Nesse sentido, isso garante maior segurança durante o uso.
Além disso, as quatro câmeras integradas oferecem diferentes tipos de zoom e captura de imagem, ampliando a capacidade de resposta das equipes em situações de risco e vigilância aérea.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui