Segurança

Lançamento do Boletim MulherES marca avanço nas políticas para mulheres no ES

A publicação reúne dados e indicadores estratégicos sobre a realidade das mulheres do Espírito Santo.

Boletim MulherES
Foto: Divulgação/Governo do ES

O Observatório Mulher ES, em parceria com o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), apresentou na quarta-feira (29) o Boletim MulherES. A publicação reúne dados e indicadores estratégicos sobre a realidade das mulheres do Espírito Santo. Logo, o novo informativo busca aprimorar o monitoramento e a formulação de políticas públicas voltadas à igualdade de gênero em todo o Estado.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

A secretária de Estado das Mulheres, Jacqueline Moraes, ressaltou que o boletim é essencial para o trabalho da pasta.

“O Boletim MulherES é um documento técnico e estratégico, elaborado pelo Instituto Jones e conduzido pela gerência do Observatório MulherES. Ele nos fornece dados que orientam a tomada de decisão e o aprimoramento das políticas públicas. Assim, cada edição serve de guia para nossas ações, garantindo resultados concretos e sustentados em ciência e metodologia”, afirmou.

Leia também: OAB-ES prepara Protocolo Lilás para atendimento humanizado a mulheres na advocacia

Por outro lado, para o diretor-geral do IJSN, Pablo Lira, o lançamento reafirma o papel do Instituto na promoção de políticas baseadas em evidências.

“O Boletim MulherES consolida o compromisso do IJSN com a produção de conhecimento que apoia a equidade de gênero. Isso porque é uma ferramenta que oferece um panorama real sobre a situação das mulheres capixabas e fortalece ações pela igualdade e justiça social”, destacou.

Já a coordenadora do Observatório Mulher ES, Letícia Furtado, explicou que a publicação traduz em linguagem acessível os dados já disponíveis nos painéis interativos da plataforma.

“Nossa proposta é sintetizar as informações em um formato anual, permitindo que gestores e a sociedade acompanhem os avanços e os desafios das mulheres capixabas. Assim, ampliamos o alcance dos indicadores e incentivamos políticas mais eficazes”, pontuou.

O boletim

Durante o evento, realizado no auditório do IJSN, foram apresentadas também outras iniciativas de enfrentamento à violência de gênero. A major Jaqueline Pandolfi expôs as ações da Patrulha da Mulher ES e destacou que o boletim será um aliado no combate à violência doméstica.

“Quando temos dados concretos sobre perfis, horários e locais das ocorrências, conseguimos planejar estratégias mais assertivas. Além disso, esse instrumento nos ajuda a direcionar recursos e articular ações integradas de proteção”, explicou.

Já a subsecretária de Estado de Políticas para as Mulheres, Fabiana Malheiros, apresentou o Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, o Atlas das Mulheres e reforçou a importância do boletim.

“Com base nesses dados, conseguimos entender as desigualdades que afetam especialmente mulheres negras e planejar políticas mais justas. O boletim fortalece o protagonismo feminino e a construção de uma sociedade mais igualitária”, disse.

50 anos do IJSN

O lançamento integrou as comemorações pelos 50 anos do Instituto Jones dos Santos Neves e contou com a presença de autoridades como a deputada estadual Iriny Lopes, a diretora do Instituto Sindimicro, Lourdes Catarinozi, e a secretária de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim, Renata Fiório.

Assim, o Boletim MulherES se consolida como um instrumento fundamental para políticas públicas mais eficazes e inclusivas.

Visto que ele reúne dados sobre segurança, saúde, educação e mercado de trabalho, permitindo compreender com profundidade os desafios e avanços das mulheres no Espírito Santo. O conteúdo completo está disponível no link.

Com informações do Governo do Espírito Santo

Formada em Licenciatura Letras Português/Literatura. Experiência com assessoria pública e gestão administrativa. Atua na parte esportiva do Aqui Notícias e é cooperadora do podcast esportivo: Linha de Fundo, apresentado toda segunda, quarta e sexta.