Novo plano climático consolida Vitória como modelo de sustentabilidade
O contrato, firmado com a empresa I Care Estratégia Ambiental Ltda. e financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), tem valor de R$ 1,59 milhão

Vitória deu mais um passo importante para se consolidar como uma das capitais mais preparadas do país no enfrentamento às mudanças climáticas. Em cerimônia realizada no Palácio Municipal na última quarta-feira (22), foi assinado o contrato que marca o início da elaboração de projetos voltados ao fortalecimento da governança climática da cidade.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiO contrato, firmado com a empresa I Care Estratégia Ambiental Ltda. e financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), tem valor de R$ 1,59 milhão. Aliás, a iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) e pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, com apoio técnico do cientista Carlos Nobre, referência mundial em sustentabilidade.
Leia também: Educação de Cachoeiro de Itapemirim recebe investimento recorde
Portanto, a ação marca uma nova fase do trabalho iniciado em 2022, quando Vitória estruturou sua governança climática. Agora, o foco está na elaboração de estudos e planos que orientarão políticas de mitigação e adaptação aos impactos do clima. Inclusive, incluindo um inventário de gases de efeito estufa, um plano de adaptação a eventos extremos e um fórum de mudanças climáticas.
Durante a solenidade, o prefeito Lorenzo Pazolini destacou que a medida reforça o compromisso da gestão com o equilíbrio ambiental e a segurança da população. “Estamos construindo uma política pública baseada em ciência e planejamento, capaz de garantir qualidade de vida e sustentabilidade para as próximas gerações”, afirmou.
Portanto, desde 2021, Vitória tem realizado obras e programas de sustentabilidade. Entre eles, o plantio de mais de 200 mil mudas, criação de novas áreas de preservação e investimentos em drenagem urbana. Aliás, o conjunto dessas ações, somado ao novo plano, consolida a capital como referência nacional em governança climática e gestão responsável do território.
Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Vitória.