Procon de Cachoeiro realiza 2º mutirão para negociação de dívidas
A ação tem o objetivo de auxiliar consumidores a regularizarem suas pendências financeiras antes do fim do ano.

O Procon de Cachoeiro de Itapemirim vai promover, nos dias 6 e 7 de novembro, a partir das 8h, o 2º Dia D de Negociação de Dívidas, na sede do órgão. Nesse sentido, a ação tem o objetivo de auxiliar consumidores a regularizarem suas pendências financeiras antes do fim do ano.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiAssim, de acordo com o coordenador executivo do Procon, Ricardo Foneca, o formato será o mesmo da primeira edição, realizada em setembro, quando o Código de Defesa do Consumidor completou 35 anos.
Leia também: Procon Cachoeiro explica o que é venda casada e como denunciá-la
“Cada empresa terá direito a dez senhas diárias, sendo três preferenciais. As negociações ocorrerão por telefone, diretamente entre o representante da instituição e o atendente do Procon, que intermediará o acordo em nome do consumidor”, explicou.
Nesta edição, seis empresas participam da ação: Banestes, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Dacasa, Vivo e Claro. O atendimento será feito até às 16h, com distribuição de senhas por ordem de chegada.
Segundo Ricardo Foneca, o evento é uma oportunidade de reequilíbrio financeiro. “Assim como na primeira edição, queremos ajudar o consumidor endividado a retomar o controle das suas contas. É a chance de encerrar o ano com as dívidas organizadas e começar 2026 no azul”, destacou.
As empresas
- Banestes: negocia contratos de crédito pessoal e empresarial, exceto os imobiliários e Pronampe. O cliente precisa comparecer à agência para finalizar o acordo. Tarifas de conta e CCF não entram na negociação.
- Banco do Brasil: oferece condições especiais para operações em atraso de CDC, cartão de crédito, limite de conta-corrente e consórcio de pessoa física. Estão fora do programa contratos rurais, de pessoa jurídica, com garantia real ou em processo judicial.
- Caixa Econômica Federal: permite renegociação de crédito pessoal, cartão de crédito, consignado, financiamento de veículos e limite de cheque especial. Outros casos serão analisados individualmente durante o atendimento.
- Dacasa: concede até 100% de desconto em multas e juros para carnês, abatimentos de até 50% para pagamentos à vista e 40% para parcelamentos. As condições variam conforme o tipo de contrato e o tempo de atraso, com parcelamentos de até 20 vezes.
- Vivo: negocia contas em atraso de pessoas físicas, com condições que dependem do tempo de inadimplência (mínimo de 60 dias), valor e quantidade de contratos pendentes.
- Claro: permite a renegociação de faturas vencidas há mais de 45 dias, sem restrições adicionais.
Como participar
- Apresentar documento de identificação (RG e CPF);
- Levar documentos referentes à dívida, se possível;
- Atendimento por ordem de chegada, das 8h às 16h;
- Não haverá reserva de senhas;
- Atendimento exclusivo para o titular da conta.
Atendimento regular
O Procon de Cachoeiro atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, no endereço Rua Bernardo Horta, 204, bairro Guandu. Os consumidores também podem agendar o atendimento pelo site agendamento.cachoeiro.es.gov.br, ou entrar em contato pelo telefone (28) 3199-1710.
Com informações da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim