Ação do MPES em Cachoeiro reúne serviços públicos e orientações jurídicas
A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim participará da ação por meio de diversas secretarias municipais e do Procon

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) realiza neste sábado (8) a segunda edição do projeto “MPES nas Comunidades”, em Cachoeiro de Itapemirim. A ação, que nesta edição conta com a adesão de novos parceiros, será realizada das 8h às 12h, na Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Luiz Marques Pinto, no bairro Boa Vista. O atendimento é gratuito e aberto ao público.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiO projeto tem como foco aproximar o Ministério Público da população, oferecendo orientações jurídicas, esclarecimento de dúvidas e serviços especializados de forma acessível. Promotores de Justiça estarão no local para ouvir as demandas da comunidade e encaminhar soluções.
Leia também: Cachoeiro sedia Mutirão de Empregabilidade neste sábado (8)
Entre as novidades desta edição estão as participações da Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM) da Polícia Civil, dos Conselhos Tutelares Regionais I e II. Além do Projeto Margaridas, que atua no enfrentamento à violência contra a mulher.
A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim também estará presente, ampliando os serviços disponíveis ao público por meio de diversas secretarias e órgãos municipais.
Serviços oferecidos pela Prefeitura:
• Procon Municipal – Orientações sobre direitos do consumidor, consumo consciente e educação financeira.
• Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) – Vacinação V8 para cães, que protege contra oito doenças, incluindo cinomose e parvovirose.
• Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) – Atuação do Cras e Creas, com atendimento, encaminhamentos e orientações sobre assistência social.
• Secretaria Municipal de Saúde (Semus) – Testes rápidos realizados pelo CRIAS, atualização da carteira de vacinação, acolhimento pela Ouvidoria da Saúde e orientações da Regulação Municipal sobre o acesso a serviços e tratamentos.
Além disso, a Ouvidoria Geral do Município participará de forma itinerante, recebendo reclamações, sugestões e denúncias. Além disso também haverá orientações a população sobre os serviços públicos disponíveis — reforçando o compromisso com a transparência e a escuta social.
Durante o evento, os moradores também poderão participar de uma Pesquisa de Satisfação, que servirá para avaliar a qualidade dos atendimentos e aprimorar as ações públicas com base nas sugestões da própria comunidade.