COP30

Aquecimento do planeta: plano reúne soluções baseadas no oceano para enfrentar crise

Segundo a coordenadora do projeto, enviada especial da COP30 para Oceanos, Marinez Scherer, essas ações podem reduzir até 35% das emissões globais de gases de efeito estufa até 2050, contribuindo para limitar o aquecimento do planeta a 1,5 ºC.

Na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), realizada em Belém, foi apresentado o Blue Package, um plano que reúne soluções baseadas no oceano para enfrentar a crise climática.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Segundo a coordenadora do projeto, enviada especial da COP30 para Oceanos, Marinez Scherer, essas ações podem reduzir até 35% das emissões globais de gases de efeito estufa até 2050, contribuindo para limitar o aquecimento do planeta a 1,5 ºC.

“Queremos implementar o que precisamos para restaurar e proteger zonas costeiras e ecossistemas marinhos, e garantir que o oceano continue atuando como o principal regulador climático do planeta”, 

O pacote reúne cerca de 70 iniciativas que incluem energia renovável oceânica, descarbonização do setor de navegação, aquicultura sustentável, conservação marinha, turismo costeiro, transição energética offshore e estímulo à inovação e ao empreendedorismo.

As propostas trazem impacto direto na proteção dos ecossistemas marinhos, na segurança alimentar e no desenvolvimento econômico de populações costeiras.

Para colocar as ações em prática, será necessário um investimento estimado entre US$ 130 bilhões e US$ 170 bilhões.

O plano ainda prevê a criação de mecanismos capazes de atrair recursos públicos e privados, com modelos de financiamento misto, novas regulações e instrumentos específicos para reduzir riscos e incentivar a participação da iniciativa privada. Também foi lançada uma plataforma digital para monitorar o cumprimento das metas e garantir transparência.

Até agora, 17 países já assumiram o compromisso de incluir o oceano em seus planos climáticos nacionais atualizados. A proposta reforça a necessidade de colocar os mares no centro das negociações ambientais, ao lado das florestas e da biodiversidade, reconhecendo seu papel fundamental para o equilíbrio climático global.

Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade 2 de Julho e MBA em Comunicação Corporativa pela Unifacs, já trabalhou como produtor de jornalismo all news na Band News FM Salvador. Exerceu a função de assessor de imprensa e comunicação na Prefeitura de Madre de Deus, Grupo Varjão e Câmara Municipal de Salvador.

Assuntos:

COP30