COP30

COP30: povos indígenas pedem revogação de "decreto da morte"

As reivindicações ainda incluem a participação efetiva dos povos originários nas mesas de debate sobre a Amazônia, a demarcação dos territórios indígenas e a titulação de quilombos.

Povos indígenas do Baixo Tapajós e Munduruku realizaram manifestações nesta sexta-feira (14) na Blue Zone, área onde ocorrem as negociações oficiais da COP30, em Belém.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

O grupo protestou contra o Decreto nº 12.600, publicado em 28 de agosto pelo governo federal, que inclui trechos dos rios Tapajós, Tocantins e Madeira no Programa Nacional de Desestatização (PND). Para os manifestantes, a medida representa um “decreto da morte”.

As lideranças pedem a imediata revogação do decreto, afirmando que a inclusão dos rios no programa abre caminho para concessões à iniciativa privada e amplia projetos de hidrovias voltados ao escoamento da produção do agronegócio.

Conforme apontam os indígenas, isso ameaça territórios, modos de vida e a subsistência das populações tradicionais que dependem diretamente do Tapajós.

As lideranças ainda denunciaram o que chamam de privatização dos rios, ressaltando que o Tapajós é parte da identidade de povos como os Munduruku. Para eles, o decreto abre a possibilidade de expansão de empreendimentos que podem gerar impactos ambientais irreversíveis.

Além da revogação, as reivindicações incluem a participação efetiva dos povos originários nas mesas de debate sobre a Amazônia, a demarcação dos territórios e a titulação de quilombos.

Os representantes das comunidades foram recebidos na sede do Tribunal de Justiça do Pará pela ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara; pela ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; e pelo presidente da COP30, embaixador Mário Corrêa do Lago. No local, eles expõe as reivindicações.

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726

Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade 2 de Julho e MBA em Comunicação Corporativa pela Unifacs, já trabalhou como produtor de jornalismo all news na Band News FM Salvador. Exerceu a função de assessor de imprensa e comunicação na Prefeitura de Madre de Deus, Grupo Varjão e Câmara Municipal de Salvador.

Assuntos:

COP30