Cúpula do Clima: 2⁰ dia terá debates sobre transição energética; veja a programação
A programação inclui ainda uma sessão final dedicada aos 10 anos do Acordo de Paris,

Belém recebe, nesta sexta-feira (7), o segundo e último dia da Cúpula do Clima, que reúne chefes de Estado e representantes de mais de 70 países em preparação para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), a ser realizada de 10 a 21 de novembro também na capital paraense. O encontro busca reforçar compromissos multilaterais diante da urgência da crise climática e dar peso político às negociações oficiais da conferência.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiProgramação
A agenda do dia começa com a chegada dos líderes à Zona Azul, espaço destinado às delegações oficiais e à imprensa credenciada. Em seguida, será feita uma nova foto de família com os participantes, antes da retomada dos discursos dos chefes de Estado.
Leia também: Plano estratégico visa mobilizar US$ 1,3 trilhão para financiamento climático
Entre os temas centrais, a sessão temática sobre transição energética deve concentrar as discussões do dia. O Brasil defende que a mudança para uma economia de baixo carbono precisa ocorrer com justiça climática, conciliando proteção às florestas, combate às desigualdades e desenvolvimento sustentável.
A programação inclui ainda uma sessão final dedicada aos 10 anos do Acordo de Paris, às Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) — metas nacionais de redução de emissões — e ao financiamento de ações globais contra a crise climática.
Agenda presidencial
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva retoma hoje reuniões bilaterais com líderes estrangeiros, entre eles o presidente da França, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer. Lula tem reiterado que o enfrentamento da crise climática depende da cooperação internacional e do fortalecimento do multilateralismo.
Primeiro dia
Na abertura, na quinta-feira (6), Lula fez um apelo por ações concretas para conter o avanço da temperatura global, destacando que a COP30 deve marcar uma “COP da verdade”. O presidente lançou o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), que já conta com US$ 5,5 bilhões para financiar a preservação de florestas tropicais, com a presença dos ministros Fernando Haddad, Marina Silva e Sônia Guajajara.
O encontro antecede duas semanas de negociações oficiais que buscam acelerar o cumprimento da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, firmada há mais de três décadas, e renovar o compromisso global de reduzir emissões e estabilizar a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera.