Guaçuí realiza 1º Encontro de Povos de Terreiros no Dia da Consciência Negra
A proposta é promover acolhimento, fortalecer a cultura afro-brasileira e reafirmar saberes que atravessam gerações.

Guaçuí sediará, na próxima quinta-feira (20), o 1º Encontro de Povos de Terreiros. O evento será realizado na Praça João Acacinho, a partir das 9h. A atividade integra as ações locais do Dia da Consciência Negra, reforçando a valorização da identidade, da ancestralidade e das tradições de matriz africana.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiA ACOTEG, responsável pela organização, destaca que o encontro representa um marco para o município, ao reunir povos de terreiros, lideranças religiosas, simpatizantes e parceiros de fé. A proposta é promover acolhimento, fortalecer a cultura afro-brasileira e reafirmar saberes que atravessam gerações.
Leia também: Patrimônio da Penha recebe abertura do Cultura em Toda Parte com shows e formações
A mobilização também reforça o combate à intolerância religiosa, tema que tem ganhado força no município durante debates públicos sobre a proteção das tradições de matriz africana. Para as lideranças locais, a realização do encontro simboliza resistência, união e a luta permanente pelo respeito e pela igualdade.
Câmara propõe feriado municipal
Representantes e simpatizantes das religiões de matrizes africanas se reuniram na Câmara Municipal de Guaçuí, em apoio ao projeto de lei que institui o Dia das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas como feriado municipal. A proposta foi aprovada por unanimidade.