Segurança

Polícias Civil e EDP flagram furto de energia em pizzaria no ES

O proprietário do estabelecimento foi autuado em flagrante por furto de energia elétrica e liberado para responder em liberdade após o pagamento de fiança.

Foto: Polícia Civil

A Polícia Civil identificou uma ligação clandestina de energia elétrica em uma pizzaria localizada no bairro Alto Lage, em Cariacica. A ação foi conduzida pelo Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), com apoio do Departamento de Engenharia Forense do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Científica e de técnicos da EDP, distribuidora de energia do Estado.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Durante a operação, os agentes encontraram um homem de 34 anos, responsável pelo estabelecimento, que acompanhou a perícia. De acordo com o perito da Polícia Científica, foi constatada uma ligação direta trifásica à rede da EDP, sem o devido medidor de consumo. A energia desviada alimentava todo o comércio, e no momento da vistoria havia fluxo de corrente em duas das fases da ligação irregular.

Leia também: EDP e Polícia Civil flagram furto de energia em pizzaria e em mansão

A equipe técnica desfez a instalação clandestina e suspendeu o fornecimento de energia, já que o local possuía débito em aberto e não havia solicitação formal de religação. Segundo a EDP, o ponto já havia sido autuado anteriormente durante uma inspeção de rotina em imóveis com fornecimento suspenso. Um novo Termo de Ocorrência e Inspeção (TOI) foi emitido, registrando as irregularidades encontradas.

O responsável pela pizzaria foi encaminhado à sede do Deic, em Vitória, onde foi autuado em flagrante por furto de energia elétrica. Após o pagamento de fiança, ele foi liberado para responder ao processo em liberdade.

A EDP informou que, além de responder criminalmente, o proprietário deverá ressarcir o valor referente à energia furtada, conforme determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), além de arcar com custos administrativos e operacionais decorrentes da irregularidade.

Jornalista com mais de uma década de experiência em produção de conteúdo jornalístico e cobertura de temas políticos, de segurança pública e institucionais. Atua com redação e edição de matérias para diferentes plataformas. Também possui experiência em comunicação política e eleitoral, assessoria de imprensa e redação publicitária.