Prefeito de Belém reage à crítica do chanceler alemão à cidade: "preconceituosa"
O gestor da capital paraense afirmou que a declaração não condiz com a percepção de outros representantes estrangeiros que estiveram na conferência.

“Infeliz, arrogante e preconceituosa”, assim o prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), classificou a declaração do chanceler alemão Friedrich Merz (CDU), que afirmou estar “contente” ao deixar a capital paraense após sua participação na COP30.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiO gestor da capital paraense reagiu com um vídeo nas redes sociais, na última segunda-feira (17), e afirmou que a declaração não condiz com a percepção de outros representantes estrangeiros que estiveram na conferência.
Normando aponta que delegações e visitantes de diversos países e cidades têm demonstrado apreço por Belém.
Ele ainda destaca que os turistas têm enaltecido as belezas naturais, diversidade cultural e a gastronomia local.
O chefe do Poder Executivo municipal também defendeu maior sensibilidade do líder europeu diante da realidade amazônica, destacando a contribuição da região para o equilíbrio climático global.
A declaração de Merz ocorreu durante um evento com o setor varejista na Alemanha. Ao elogiar a economia de seu país, o chanceler relatou que jornalistas que o acompanharam na COP30 teriam ficado “felizes” em retornar para a Alemanha, afirmando que nenhum deles desejaria permanecer no Brasil. Ele ainda destacou que os alemães vivem “em um dos lugares mais bonitos e livres do mundo”.