ALERTA! INMET indica tempestade severa com risco de granizo no ES
O órgão prevê chuva entre 30 e 60 mm por hora ou 50 a 100 mm por dia, acompanhada de ventos intensos, que podem variar de 60 a 100 km/h

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de tempestade com grau de severidade perigo para municípios do Espírito Santo. Dessa forma, o aviso entrou em vigor às 10h desta quarta-feira (3) e segue até as 10h de quinta-feira (4).
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiNesse sentido, o órgão prevê chuva entre 30 e 60 mm por hora ou 50 a 100 mm por dia, acompanhada de ventos intensos, que podem variar de 60 a 100 km/h, além de queda de granizo. Além disso, o alerta aponta risco de corte de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores e possíveis alagamentos.
Leia também: Previsão indica tarde com trovoadas e noite chuvosa no ES
Dessa forma, em caso de rajadas de vento, a recomendação é clara: moradores não devem se abrigar sob árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Logo, a orientação também vale para veículos, que não devem ser estacionados próximos a torres de transmissão e placas metálicas.
Os órgãos de segurança reforçam que, sempre que possível, a população desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia para evitar acidentes domésticos. Assim, para mais informações e orientações, a Defesa Civil atende pelo 199, enquanto o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo 193.
Confira os munícipios
O alerta vale para diversos municípios capixabas. Entre eles estão Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca e Alegre. Além disso, a lista inclui Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Apiacá e Aracruz.
Além disso, o aviso se estende ainda para Atílio Vivacqua, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança e Bom Jesus do Norte. Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo e Colatina também estão entre os municípios contemplados.
Por fim, o INMET alerta Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí e Guarapari, reforçando a necessidade de atenção redobrada em toda a região.