Cultura

Filme “De Barriga pra Cima” estreia em Monte Alegre

A produção nasceu durante as oficinas audiovisuais oferecidas pelo Cine Quilombola do Instituto Marlin Azul.

filme De Barriga pra Cima Monte Alegre
Foto: Divulgação

A Comunidade Quilombola de Monte Alegre, em Cachoeiro de Itapemirim, lançará, na próxima segunda (8), o curta-metragem “De Barriga pra Cima”. A produção nasceu durante as oficinas audiovisuais oferecidas pelo Cine Quilombola do Instituto Marlin Azul, realizadas em março deste ano.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Desse modo, crianças, jovens e adultos participaram do processo criativo. Isso porque, eles transformaram relatos de sonhos, vividos durante o sono, em um filme que mistura fantasia, medo, afetos e encantamento. Nesse sentido, a obra revela como os moradores se relacionam com o território, marcado pelas matas, pelas águas e pelos espaços coletivos que moldam a vida quilombola.

Leia também: Mostra teatral do Gota, Pó e Poeira apresenta dois espetáculos em Guaçuí

A realizadora audiovisual Cintya Ferreira, uma das responsáveis pela orientação das oficinas, conduziu as atividades ao lado das profissionais Marcia Medeiros, Mariana de Lima e Beatriz Lindenberg.

Assim, o grupo orientou os participantes em etapas que incluíram criação do roteiro, definição dos personagens, escolha de figurinos e seleção dos cenários.

As atividades

Durante os encontros, os moradores se reuniram em rodas de conversa para compartilhar sonhos e selecionar quais histórias se transformariam em filme. Assim, com celulares e equipamentos cedidos pelo Instituto Marlin Azul, a equipe registrou imagens e sons pela comunidade, construindo a narrativa visual e sonora do curta.

Após as gravações, o grupo assistiu ao material e debateu as cenas que comporiam a edição final. Nesse sentido, o resultado evidencia a identidade, os saberes tradicionais e os modos de convivência que caracterizam a vida quilombola.

O projeto

O projeto Cine Quilombola estimula a produção audiovisual dentro das comunidades, reforçando o registro, a preservação e a valorização das memórias e práticas ancestrais.

A iniciativa integra o edital 04/2023 – Seleção de Projetos de Valorização da Diversidade Cultural Capixaba e é realizada pelo Instituto Marlin Azul com recursos do Funcultura, administrado pela Secult-ES. Além disso, a ação também conta com apoio da Coordenação Estadual Quilombola Zacimba Gaba, da Conaq e da própria comunidade de Monte Alegre.

O histórico do projeto inclui obras produzidas desde 2021 em diferentes comunidades quilombolas do Espírito Santo, com edições que geraram filmes em Itapemirim, Presidente Kennedy, Vargem Alta, Cachoeiro e no Território do Sapê do Norte. Em 2024, uma nova vivência audiovisual no Linharinho resultou nos curtas “Sonhos” e “Comadres”.

A sessão de estreia de “De Barriga pra Cima” será gratuita e aberta ao público, no Centro Comunitário de Monte Alegre, às 19h30.

Com informações da assessoria de imprensa

Formada em Licenciatura Letras Português/Literatura. Experiência com assessoria pública e gestão administrativa. Atua na parte esportiva do Aqui Notícias e é cooperadora do podcast esportivo: Linha de Fundo, apresentado toda segunda, quarta e sexta.